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BFM-1 - Livro de Aplicação Tadis 2

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  • 1 Livro de Aplicação Tadis 2 - Bloco com 25 folhas
  • Instrumento Restrito a Psicólogos

A BFM-1 Bateria De Funções Mentais Para Motorista é um instrumento psicológico voltado à avaliação das funções mentais essenciais para o ato de dirigir, com foco especial nos diferentes tipos de atenção.

 

Para que serve a BFM-1 (TACOM A e B, TADIM 1 e 2, TADIS 1 e 2)?

A bateria é composta por três testes:

• TACOM: avalia a atenção concentrada;

• TADIM: mede a atenção discriminativa;

• TADIS: investiga a atenção difusa.

Esses testes simulam estímulos visuais semelhantes aos encontrados no trânsito, tornando a avaliação altamente realista e funcional. A BFM-1 complementa as avaliações de inteligência e amplia a compreensão do desempenho cognitivo de motoristas.

 

Em quais contextos pode ser utilizada?

A BFM-1 Bateria De Funções Mentais Para Motorista é indicada para psicólogos que atuam em:

• Avaliações para obtenção e renovação da CNH;

• Processos de avaliação neuropsicológica;

• Análises em contextos de trânsito e segurança veicular.

 

Qual é o público-alvo?

TACOM: indivíduos de 18 a 59 anos, com escolaridade a partir do ensino fundamental.
TADIM e TADIS: indivíduos entre 15 e 59 anos, com níveis de escolaridade fundamental, médio ou superior.

 

Como funciona a aplicação?

A aplicação pode ser individual ou coletiva, e todos os testes têm tempo delimitado. Os materiais foram elaborados com base em estímulos visuais comuns à sinalização de trânsito, o que torna os testes altamente aplicáveis à realidade do condutor.

 

Como é feita a avaliação?

A correção é quantitativa, com base em tabelas normativas que consideram:

• Escolaridade

• Gênero

• Grau de dificuldade

• Nível de aplicação

A BFM-1 também permite a correção informatizada pela plataforma VOL Vetor Online, oferecendo mais agilidade e precisão.

 

Quais são os diferenciais?

• Instrumento específico para avaliação das funções mentais ligadas à condução veicular

• Estímulos visuais baseados em placas e sinais de trânsito

• Três tipos de atenção avaliados de forma independente

• Correção manual ou informatizada via plataforma VOL

• Normas detalhadas por nível educacional e perfil do avaliado

Emílio Carlos Tonglet

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