Filtro Avançado

Psicanálise

Livros de Psicanálise

Neste texto, você encontra indicações de livros relacionados ao tema, além de ter acesso a um breve resumo sobre os principais deles. Antes de recomendá-los, é válido ressaltar que a psicanálise é uma psicoterapia criada por Sigmund Freud. 

Esse campo clínico é utilizado por diversos psicólogos e psiquiatras com o objetivo de auxiliar no tratamento de pessoas com transtornos mentais, tais como: depressão, ansiedade, fobia, dentre outros. Posto isso, selecionamos alguns livros que podem agradar os interessados no assunto. Veja a seguir:

 

Quais os melhores livros de psicanálise?

Dentre os livros de psicologia relacionados ao campo da psicanálise, presentes no catálogo da Editora Vetor, três deles se destacam entre os leitores e estão na lista dos mais vendidos. São eles:

As múltiplas faces do self

Walter Trinca é um grande estudioso da área de psicologia. Neste título, o autor traz como foco a relação entre o self (termo utilizado na psicanálise para referir-se à individualidade do sujeito) e o ser interior (o qual está diretamente ligado à essência do indivíduo). 

Durante as 144 páginas da obra, o escritor relata a dificuldade e necessidade de manter o self em equilíbrio, uma vez que ele depende da predominância do ser interior para estar em completa harmonia. 

 

Psicanálise compreensiva: uma concepção de conjunto

Com o intuito de mostrar ao leitor um pouco da psicologia na prática clínica, os autores Santuza Cavalini e Cláudio Bastidas colocam no livro uma parte da experiência deles sobre avaliação psicológica e técnica da psicoterapia psicodinâmica. 

Muito além do teórico, o livro aborda também diversos estudos de caso e as técnicas utilizadas nas avaliações psicológicas, tais como: testes de inteligência, percepto-projetivos, entrevistas, entre outros. 

Aos leitores que buscam uma visão completa de um atendimento psicológico, desde o primeiro contato com o paciente até o fim da sessão, esta obra tem muito a oferecer. 

 

Psicanálise: Bion.Clínica Teoria

Este livro foi desenvolvido com base nas práticas clínicas realizadas pelos psicanalistas Cecil José Rezze, Evelise Marra e Marta Petricciani da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). 

Com um conteúdo muito rico e recheado de testemunhos, o intuito da obra vai muito além de dividir esses relatos com o leitor, ela foi escrita para agregar conhecimento científico à área da clínica psicanalítica. 


 

Livros de psicanálise para iniciantes

Antes de mergulhar em conteúdos técnicos e que requerem um conhecimento prévio sobre o tema, aos iniciantes em psicanálise, é interessante procurar obras que ofereçam uma base e uma abordagem menos teórica sobre o assunto. Pensando nisso, separamos dois títulos que podem ajudá-lo nesse primeiro contato. Observe a seguir!

 

Viagem ao Coração do Mundo

Também escrita por Walter Trinca, essa obra tem uma abordagem menos técnica e traz os conceitos da psicanálise através de uma análise profunda sobre os sentimentos, a natureza e todo o planeta em que vivemos. 

O intuito do livro é ressignificar a forma como olhamos para o que está à nossa volta. Assim, ao longo de páginas descritas com muita sensibilidade, o leitor passa por uma experiência pessoal engrandecedora e aprende a abrir o coração para diversas situações.

 

Adolescente e Sofrimento Emocional nos Dias de Hoje

Professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Leila Salomão Tardivo colocou seus 30 anos de experiência nesse livro, que agrega conhecimento não só ao público geral, como também aos conhecedores da psicanálise. 


A obra foi desenvolvida a partir de uma pesquisa realizada em São Gabriel da Cachoeira, cidade do Amazonas, com jovens indígenas que, por um período, viram o suicídio como válvula de escape. A construção dessa história é uma excelente união de análise clínica e trabalho investigativo. 

Além dos livros indicados neste artigo, é possível visualizar mais obras em nosso catálogo clicando aqui.