Filtro Avançado
1

Psicologia Analítica

1

Psicologia Analítica

Neste artigo, é apresentado o conceito de psicologia analítica e as características de suas principais vertentes. Além disso, separamos sugestões de livros presentes no catálogo da Editora Vetor sobre a temática. Descubra a seguir as principais informações!
 

O que é psicologia analítica?

Diferentemente da teoria criada por Sigmund Freud, os fundamentos da psicologia analítica foram desenvolvidos pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung com o objetivo de compreender profundamente a mente humana. Como base nessa vertente da psicologia, tem-se o estudo dos símbolos e sua influência sobre os indivíduos. 

De acordo com Jung, o inconsciente (sonhos, memórias e espiritualismo, por exemplo) e o coletivo afetam o ser humano tanto quanto as experiências pessoais. Assim, ele utilizou das do seu conhecimento em alquimia e mitologia para construir um campo de análise clínica distinto do já havia sido apresentado pelo psicanalista Freud.
 

Diferença entre psicologia analítica e psicanálise

Antes de abordar as diferenças entre essas duas vertentes, é preciso ressaltar que elas foram desenvolvidas com base nas discordâncias e consonâncias entre os estudos de Jung e Freud, sendo assim não se tratam de teorias completamente distintas. 

Como semelhança entre elas, tem-se a análise do inconsciente. Contudo, cada um deles enxergava isto de forma distinta. Para Freud, a psique humana era constituída por: 
  • Inconsciente;
  • Pré-consciente; e
  • Consciente.
 

Enquanto que para Carl, ela era formada por:

  • Consciente;
  • Inconsciente pessoal; e
  • Inconsciente coletivo

Sendo assim, a principal diferença entre as duas está na definição de inconsciente coletivo defendido pela psicologia analítica. Nesse caso, ele é considerado a camada mais profunda da psique humana, constituída pelo conjunto de experiências vividas ao longo dos anos.


Psicologia analítica junguiana
Como mencionado anteriormente, essa vertente foi criada por Jung e aqueles que a procuram como forma de terapia normalmente estão em busca de autoconhecimento por meio da análise de símbolos, sonhos, expressões artísticas e desenvolvimento da imaginação. 

Psicologia analítico comportamental

Esse tipo de terapia se baseia nos fundamentos do Behaviorismo Radical e procura proporcionar as resoluções dos problemas apresentados durante as sessões. Nesse caso, é um trabalho mútuo entre o terapeuta e o paciente em busca da compreensão de todas as aflições e incômodos abordados durante os encontros para, em seguida, ajudá-lo a resolvê-los conforme o contexto atual do indivíduo. 

 

3 livros de psicologia analítica

Agora que o conceito dessa teoria já foi apresentado, confira três dos livros mais vendidos sobre o tema presentes no catálogo da Vetor. Veja a seguir!
 

"Tipos: A diversidade humana"

Escrita pelo psicólogo José Zacharias, a obra foi construída com o intuito de ajudar os profissionais da área a compreender as principais diferenças entre as características dos indivíduos por meio da análise dos conceitos desenvolvidos por Jung. 

Além disso, a linguagem simples proporciona uma excelente leitura para aqueles que buscam o autoconhecimento e entendimento sobre o tema.
 

"Psicoterapia Junguiana: novos caminhos na clínica"

A obra da doutora Irene Gaeta traz uma contribuição para a psicologia analítica junguiana. A autora relata nas páginas alguns dos casos clínicos atendidos por ela, além de compartilhar com os leitores o seu vasto conhecimento na área e os meios utilizados (uso de mandalas, arte, filosofia e práticas corporais) para atender aos pacientes. 
 

"Memória Corporal - O Simbolismo do Corpo na Trajetória da Vida"

Novamente, a psicóloga Irene Gareta coloca toda a sua expertise sobre a psicologia analítica junguiana nas 252 páginas desse livro. A obra traz a vida e a sua duração como ponto central abordado. Com o objetivo de apontar um segundo olhar sobre as maneiras de viver e aproveitar os momentos, a escritora leva os leitores a uma grande reflexão sobre o crescimento pessoal. 

Além dos livros indicados neste texto, é possível visualizar mais obras sobre o tema em nosso catálogo clicando aqui.