Filtro Avançado
1

Recursos Humanos

1

Livros de Recursos Humanos | VetorEditora

 

O que faz uma pessoa se tornar um bom profissional? 

Os fatores são inúmeros, mas se pudéssemos trazer 3 boas práticas que são a base de tudo, elas seriam: dedicação, resiliência e busca pelo conhecimento. Afinal, manter-se atualizado em seu campo de atuação faz com que você esteja sempre pronto para os desafios do trabalho. 

O setor de Recursos Humanos é um exemplo de profissão que exige essa constante atualização. Isso tem um porquê: a área está passando por um período de mudanças para focar na gestão de pessoas de forma estratégica. O objetivo é acompanhar as inovações digitais que já fazem parte do dia a dia das pessoas para trazer uma abordagem mais adequada às necessidades dos colaboradores. 

O estudo contínuo é a principal técnica para se manter sempre atualizado - e os livros de Recursos Humanos são as principais ferramentas para te levar para um caminho próspero na profissão.

 

Quais os melhores livros sobre Recursos Humanos?

Dentre os temas mais pesquisados sobre a área, e disponíveis no catálogo da Editora Vetor, cinco deles vem ganhando destaque nas prateleiras dos leitores. Confira os títulos a seguir.
 

Análise e diagnóstico organizacional: teoria e prática

A literatura empírica vem provando que as organizações que efetuam processos de análise e diagnóstico regularmente conseguem definir estratégias de intervenção e traçar melhorias de forma mais consistente, conquistando, assim, resultados mais benéficos. 

Isso é permitido graças a um diagnóstico mais preciso, que vai da identificação à compreensão dos problemas organizacionais para obter informações categóricas sobre a dinâmica do trabalho. 

Para trazer essas técnicas para a prática, as escritoras Helenides Mendonça, Maria Cristina Ferreira e Elaine Rabelo Neiva trazem neste livro modelos criativos de análise diagnóstica, com ferramentas e metodologias aplicáveis no dia a dia das organizações de trabalho. 
 

Seleção por competências

Neste livro, Felipe Pierry aborda como identificar as competências e potenciais latentes dos colaboradores e como desenvolvê-los com base nas necessidades de cada organização.

Com experiência na área de Recursos Humanos, com ênfase em Psicologia Organizacional, Pierry mostra a importância de se investir no capital humano e como isso pode se tornar alavancas de sucesso para as empresas. Um trabalho de extrema importância, indicado para todos os profissionais de RH envolvidos em áreas de desenvolvimento de pessoas, assim como diretores e gestores envolvidos no setor. 
 

Digestão de competências: uma dieta saudável

Muito mais do que o próprio conhecimento técnico, as empresas estão preferindo profissionais que tenham excelentes habilidades de relacionamento com o intuito de viabilizar processos internos. 

Nesta obra, Elias Daher Júnior, professor de Marketing há 20 anos e atual Presidente do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, traz uma análise detalhada sobre as técnicas administrativas para construir a percepção do que os outros terão de você. Uma leitura necessária e com abordagens que auxiliam tanto na ampliação de empregabilidade dos gestores quanto na administração pessoal de profissionais em início de carreira. 
 

Gestão de pessoas e saúde mental do trabalhador

Para quem procura livros sobre recursos humanos que envolvam a psicologia às organizações e ao trabalho, este livro é considerado imprescindível no portfólio. 

A obra foi escrita por Suzana da Rosa Tolfo, Mestra e Doutora em Administração com ampla experiência na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho. No livro, Tolfo apresenta teorias e práticas de como realizar intervenções de forma competente na área de gestão de pessoas e saúde mental do trabalhador.