Filtro Avançado
1

Psicologia Organizacional

1

Livro de Psicologia Organizacional | VetorEditora


A psicologia é um termo muito conhecido, mas você sabe o que ela significa e como ela é aplicada no dia a dia?

Em termos técnicos, ela é uma ciência que trata os estados e processos mentais. Isso envolve um estudo tanto do comportamento do ser humano, como também de suas interações com o ambiente físico e social. 
Como usufruir da psicologia no trabalho? 

Assim como todo conhecimento que envolve sistemas, a psicologia possui vertentes responsáveis por estudos específicos. 

A psicologia organizacional é um exemplo de ramo da psicologia voltada para empresas e negócios, com o intuito de trazer práticas que tragam qualidade de vida e boas condições de trabalho aos colaboradores. Essa estratégia é extremamente importante e traz bons frutos a todos. Afinal, quando um funcionário se sente bem em seu ambiente de trabalho, ele acaba sendo mais produtivo e desenvolvendo tarefas com mais qualidade. 

Nesse caso, contar com psicólogos que realizam consultoria a empresas sobre este ramo traz melhorias tanto na produtividade quanto no lucro. 

Se você é psicólogo(a), atua na área de gestão de RH ou é um líder que se interessa por assuntos organizacionais e/ou psicologia positiva, nós temos uma indicação, disponível no catálogo da Editora Vetor, que traz importantes insights sobre o assunto. Confira a seguir!



 

Livro: “Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho” 

Escrito em conjunto por Samantha de Toledo Martins Boehs (Mestre e Doutora em Psicologia e atuante em Psicologia Organizacional) e por Narbal Silva (Psicólogo, Mestre em Administração e Especialista em Psicologia das Organizações e do Trabalho), esta obra traz importantes reflexões (conceituais e práticas) que mostram os benefícios da Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho, abordando temas como:
  • Organizações Saudáveis;
  • Felicidade;
  • Esperança;
  • Resiliência;
  • Liderança Autêntica;
  • Flow;
  • Mindfulness;
  • Coaching Psychology;
  • Investigação Apreciativa. 

Um dos primeiros destaques que esse livro de psicologia organizacional traz é a forma como ele foi estruturado: antes de abordar o tema principal, os autores trazem conceitos fundamentais da história da psicologia positiva e realizam uma comparação com a psicologia tradicional. Isso ajuda o leitor a compreender melhor o tema desde a primeira página e instiga a trazer insights para a realidade de cada um. 

Considerando que a psicologia positiva é um ramo relativamente novo, poder contar com um livro que aborda o assunto de uma forma tão didática contribui (e muito) para o dia a dia de muitos profissionais. 

Esses ensinamentos não ficam somente na teoria - e é por isso que esta obra é considerada tão importante. Boehs e Silva trazem exemplos de como aplicar esses aprendizados na construção de ambientes saudáveis. 

Em momentos em que somos surpreendidos com novas estruturas e novos formatos organizacionais (vide as transformações no modo de trabalhar em um mundo pós-pandêmico), este livro pode ser um precioso guia, com materiais ricos e extremamente importantes. 

Se você é um profissional da área de RH e/ou psicologia, possui cargos de liderança, gestão ou é empreendedor(a) e deseja criar ambientes saudáveis, esta obra é extremamente recomendada. 

Para acompanhar as novidades e pesquisar outros livros de psicologia organizacional, clique aqui