Filtro Avançado
1

Teste de Autismo

1

Teste de Autismo


Popularmente conhecido como Autismo, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a capacidade de aprendizado da criança. 

Algumas das características da doença são déficits na comunicação, dificuldade de interação social, agressividade e padrões de comportamento repetitivos. Geralmente, os sinais iniciais aparecem nos primeiros meses de vida, sendo comum o diagnóstico ser estabelecido do primeiro aos 3 anos de idade. 

Existem três níveis do autismo: o autismo leve (nível 1), o autismo moderado (nível 2) e o autismo severo (nível 3). Na classificação leve, as pessoas são autônomas, compreendem e cumprem regras, possuem dificuldade em iniciar a interação social, conseguem interagir, mas em determinados momentos voltam para seus interesses.

Já no grau moderado, as pessoas precisam de mais de ajuda no dia a dia, necessitam de apoio para interagir, possuem dificuldade na comunicação, atraso na fala, dificuldade de aprendizagem, entre outras características. E, por fim, na classificação severa, apresentam iniciativa muito limitada, grande dificuldade para conversar, tendendo ao isolamento, comportamentos repetitivos e grande dificuldade em fazer o que não lhes interessam. 

É muito importante que o diagnóstico seja feito por profissionais qualificados e capacitados. O profissional deve considerar a história do paciente, observar seu comportamento, analisar as informações recebidas das pessoas que convivem com ele e utilizar-se de instrumentos para uma avaliação adequada.

Para auxiliar na avaliação precisa, alguns testes  são oferecidos no mercado. A Vetor Editora oferece os mais procurados materiais que orientam as avaliações e garantem a excelência dos resultados. Confira abaixo os principais deles. 

 

Material para teste de grau de Autismo

Indicado para contribuir principalmente no trabalho de psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e médicos, a Coleção PROTEA-R traz um sistema completo de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista.

O material traz diretrizes para que o profissional realize entrevistas e faça interações com crianças para aplicar desde o teste de autismo leve infantil até avaliar a existência de casos mais avançados. 

Com um sistema que traz brincadeiras livres e semidirigidas, a coleção permite ao técnico avaliar se há a necessidade de encaminhamento precoce para intervenções especializadas. Importante lembrar que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápidas serão as intervenções feitas por profissionais e, assim, maiores serão as chances de melhora nos sinais de autismo, permitindo que o paciente tenha mais autonomia, dependendo do grau da doença. 

Adequado para crianças de 24 a 60 meses, com suspeita de TEA ou outros transtornos de comunicação. A aplicação é feita de forma individualizada, sem limite de tempo e inclui entrevista de anamnese com os pais ou responsáveis, além de três sessões de observação do comportamento infantil e uma sessão de entrevista devolutiva. 

 

Livro para teste de Autismo adulto

Escrito por Rauni Jandé Roama-Alves e Tatiana de Cássia Nakano, a obra “Dupla excepcionalidade: Altas Habilidades/Superdotação” traz uma apresentação geral e didática de quadros comórbidos em transtornos neuropsiquiátricos e deficiências.

O livro é um excelente material de apoio para profissionais que buscam referências que os auxiliem a realizar a avaliação psicológica para reconhecimento de diversos distúrbios. Os diagnósticos abordados são: transtornos específicos da aprendizagem, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do espectro do autismo, transtornos da comunicação, transtornos depressivos, transtornos relacionados a trauma e a estressores, transtornos de personalidade, psicoses e esquizofrenia, transtornos de ansiedade, visão subnormal e surdocegueira.

Seja qual for o teste ou a abordagem realizada, a Vetor Editora oferece em seu catálogo os mais indicados exames para avaliação do Transtorno do Espectro Autista em diversos níveis de desenvolvimento para profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia e medicina neurológica.

Para conferir todas as opções e informações, acesse a nossa página de testes para Autismo e confira o catálogo completo.