icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_5a69870e-f360-4b17-9989-1fe8421abb67
image_f3713e38-742b-4654-ac35-4c9a561fa1c7
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Desenvolvimento Socioemocional de Superdotados

SKU 005045

0 avaliações de clientes

R$ 147,25 no Pix

ou R$ 147,25 no PIX

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • TemaAprendizagem
  • ISBN: 978-65-5374-254-3
  • Dimensões: 16 x 23 cm
  • Peso: 425 gramas
  • Páginas: 259
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano de Publicação: 2025

Desenvolvimento Socioemocional de Superdotados: Uma Perspectiva Internacional

Esta obra oferece uma análise abrangente e fundamentada sobre os aspectos socioemocionais que permeiam a experiência de alunos superdotados, tema ainda pouco explorado na literatura especializada. Com contribuições de pesquisadores de diferentes países, o livro propõe um olhar integrado, que combina teoria sólida, evidências científicas e práticas educacionais aplicadas.

 

Mais do que identificar talentos cognitivos, o conteúdo busca compreender os desafios emocionais e sociais enfrentados por esses estudantes em diferentes contextos culturais. A proposta é ampliar a compreensão dos profissionais que atuam com o público de altas habilidades — educadores, psicólogos, gestores e pesquisadores — oferecendo subsídios para intervenções mais sensíveis, eficazes e baseadas em evidências.

 

O diferencial desta publicação está na abordagem aprofundada dos aspectos afetivos e relacionais dos superdotados, com foco na construção de ambientes escolares e familiares que promovam o desenvolvimento integral desses indivíduos. Além disso, traz relatos e estratégias de aplicação internacional, ampliando o repertório profissional de quem atua diretamente com essa população.

 

Com leitura acessível e conteúdo rigoroso, este livro se posiciona como referência para quem busca compreender e apoiar o desenvolvimento emocional de superdotados com consistência e responsabilidade.

Fernanda Hellen Ribeiro Piske

Tatiana de Cássia Nakano

Ramón García Perales

Alberto Rocha e Tania Stoltz

Tania Stoltz

Prefácio (pág. 7)

Introdução (pág. 9)

1. Apoiando as necessidades sociais e emocionais de alunos superdotados: o impacto da política sobre serviços escolares para estudantes nos Estados Unidos (pág. 17)

Wendy Behrens

 

2. Explorando as influências da escola e da família no desenvolvimento afetivo de adolescentes diversamente superdotados: um estudo retrospectivo em contexto australiano (pág. 31)

Penina Kiss
Bronwyn MacLeod

 

3. Fontes de desajustamento socioemocional de pessoas superdotadas no contexto polonês (pág. 71)

Katarzyna Martowska

 

4. A espera de alunos superdotados em salas de aula regulares no contexto austríaco (pág. 103)


Sara Hinterplattne
Marca Wolfensberger

Barbara Sabitzer

Zsolt Lavicza
Markus Hohenwarter

 

 

5. Reflexões e desafios na investigação sobre inteligência emocional em altas habilidades: como otimizar seu desenvolvimento em sala de aula no contexto espanhol (pág. 121)

Mercedes Ferrando
Lola Prieto
Carmen Ferrándiz

 

6. Desenvolvimento socioemocional e autoestima de alunos superdotados: o caso da Eslovênia (pág. 147)

Mojca Kukanja Gabrijelcic
Nina Holešek
Maruška Željeznov Senicar
Polonca Pangrcic

 

7. Caracterização socioemocional de alunos com elevadas capacidades intelectuais: contextualização no ambiente educativo português (pág. 167)

Ramón García Perales
Alberto Rocha
María González-Sánchez

 

8. Desenvolvimento e intervenção social e emocional em estudantes taiwaneses: uma análise baseada no modelo de atenção ao desenvolvimento proativo de Peterson (modelo PPDA) (pág. 189)

Chia-Chao Li
Hsiu-Ping Yu
Enyi Jen

 

9. Questões socioemocionais de crianças superdotadas no México (pág. 203)

Pedro Sánchez Escobedo
Grecia Emilia Ortiz Coronel

 

10. O desenvolvimento socioemocional de crianças superdotadas no Brasil (pág. 219)

Fernanda Hellen Ribeiro Piske
Tatiana de Cássia Nakano
Tania Stoltz

 

11. Desenvolvimento emocional de pessoas com altas habilidades: revisão global e específica do contexto argentino (pág. 237)

Paula Irueste
Ailen Saco
Candelaria Tomasini

 

Sobre os autores (pág. 259)

Fernanda Hellen Ribeiro Piske

Tatiana de Cássia Nakano

Ramón García Perales

Alberto Rocha

Tania Stoltz

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!