EAD - Teste Neupsilin Adulto
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NEUPSILIN - Avaliação Neuropsicológica Breve
O NEUPSILIN é um instrumento que oferece uma avaliação neuropsicológica breve, permitindo a análise quantitativa e qualitativa de oito habilidades cognitivas. Ideal para uso clínico, hospitalar e ambulatorial, o teste é estruturado para traçar um perfil neuropsicológico inicial de forma prática e eficiente.
Para que serve o NEUPSILIN?
O NEUPSILIN avalia a preservação ou comprometimento de funções cognitivas essenciais. Os domínios avaliados incluem:
• Orientação temporal e espacial
• Atenção
• Percepção
• Memória
• Linguagem oral e escrita
• Cálculo
• Praxias
• Componentes das funções executivas
São 32 subtestes, aplicados em sequência, com leitura padronizada pelo avaliador.
Quem pode aplicar o NEUPSILIN?
O instrumento é liberado para psicólogos e fonoaudiólogos, podendo ser usado em:
• Clínicas privadas
• Hospitais e ambulatórios
• Programas de reabilitação cognitiva
• Instituições públicas de saúde e educação
Como funciona a aplicação?
• Aplicação individual
• Faixa etária: 12 a 90 anos
• Duração média: de 30 a 50 minutos
• Nível de escolaridade: adaptável
A aplicação ocorre em apenas uma sessão, tornando o instrumento eficiente mesmo em contextos com limitações de tempo.
Como é feita a avaliação?
• Padrões de pontuação e critérios qualitativos
• Normas em escore Z para adolescentes
• Normas por idade e escolaridade para adultos
• Análise de desempenho e déficits cognitivos
Os dados auxiliam em decisões diagnósticas, prognósticas e terapêuticas, além de contribuírem para ações preventivas.
Quais os diferenciais do NEUPSILIN?
• Instrumento breve e de fácil aplicação
• Cobertura ampla das funções neuropsicológicas
• Uso em pacientes com ou sem alterações neurológicas
• Acesso liberado para fonoaudiólogos
• Normatização robusta por faixa etária e escolaridade
Jerusa Fumagalli de Salles
Graduada em Fonoaudiologia, pela UFSM, há exatos 20 anos. Após este período fez uma especialização na área de linguagem e em seguida mestrado (1999-2000) e doutorado (2001-2005) em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desde 1998 vem estudando os processos envolvidos nas habilidades de leitura e escrita, assim como nos transtornos (dislexias e disgrafias).
Entre 2005 e 2006 fez um período de pós-doutorado na PUCRS (Prodoc - CAPES).
Desde 2006 é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Neste instituto ministro aulas para os cursos de graduação em psicologia e em fonoaudiologia. Desde 2007 coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog).
Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D). Foi membro em várias gestões da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva.
Atua principalmente com desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, Neuropsicologia do desenvolvimento: processos, transtornos e avaliação; Neuropsicologia dos Transtornos de aprendizagem (dislexias, disgrafias, discalculias) e Consequências neuropsicológicas em condições neurológicas (AVC).