EAD - Teste Neupsilin Infantil
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NEUPSILIN-INF - Avaliação Neuropsicológica Infantil
O NEUPSILIN-INF é a primeira bateria brasileira de avaliação neuropsicológica breve para crianças. Voltado a profissionais da saúde e educação, o instrumento avalia, de forma prática e objetiva, oito funções neuropsicológicas por meio de 26 subtestes estruturados.
É ideal para mapear o desenvolvimento cognitivo infantil, auxiliar em diagnósticos e orientar intervenções personalizadas.
Para que serve o NEUPSILIN-INF?
O instrumento avalia:
• Orientação
• Atenção
• Percepção visual
• Memória (episódica, semântica e de trabalho)
• Habilidades aritméticas
• Linguagem oral e escrita
• Habilidades visuoconstrutivas
• Funções executivas
Os resultados oferecem uma descrição cognitiva detalhada, fundamental para diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento e planejamento terapêutico.
Quem pode utilizar o NEUPSILIN-INF?
O instrumento é liberado para profissionais com formação em neuropsicologia do desenvolvimento, como:
• Psicólogos
• Fonoaudiólogos
• Profissionais de saúde e educação com atuação clínica ou institucional
Pode ser aplicado em:
• Clínicas privadas
• Hospitais e centros de reabilitação
• Secretarias de saúde e educação
• Ambulatórios e escolas públicas ou privadas
Como funciona a aplicação?
• Aplicação individual
• Faixa etária: de 6 a 12 anos e 11 meses
• Escolaridade: do 1º ao 6º ano do ensino fundamental
• Tempo médio: aproximadamente 50 minutos
Como são avaliados os resultados?
A correção inclui:
• Análise quantitativa: pontuação por acerto
• Análise qualitativa: tipo e padrão de respostas
• Análise quali-quantitativa: frequência de tipos de erros
As pontuações são comparadas a normas em escore Z, considerando:
• Idade da criança
• Tipo de escola
• Região geográfica
• Função avaliada
Quais os diferenciais do NEUPSILIN-INF?
• Primeira bateria brasileira específica para avaliação neuropsicológica infantil
• Rastreia habilidades verbais e não verbais
• Apoia processos de diagnóstico, prognóstico e intervenção
• Aplicável em larga escala ou individualmente
• Acesso liberado para fonoaudiólogos
Jerusa Fumagalli de Salles
Graduada em Fonoaudiologia, pela UFSM, há exatos 20 anos. Após este período fez uma especialização na área de linguagem e em seguida mestrado (1999-2000) e doutorado (2001-2005) em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1998 vem estudando os processos envolvidos nas habilidades de leitura e escrita, assim como nos transtornos (dislexias e disgrafias). Entre 2005 e 2006 fez um período de pós-doutorado na PUCRS (Prodoc - CAPES).
Desde 2006 é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Neste instituto ministro aulas para os cursos de graduação em psicologia e em fonoaudiologia. Desde 2007 coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D).
Foi membro em várias gestões da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva.
Atua principalmente com desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, Neuropsicologia do desenvolvimento: processos, transtornos e avaliação; Neuropsicologia dos Transtornos de aprendizagem (dislexias, disgrafias, discalculias) e Consequências neuropsicológicas em condições neurológicas (AVC).