Temas Contemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento
R$ 95,95 no Pix
ou R$ 101,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
Tema: Psicologia Humanista
ISBN: 978-85-7585-478-5
Peso: 330 gramas
Tamanho: 14 x 21 cm
Páginas: 260
Edição: 1ª Edição
Ano de Publicação: 2012
Professores do Núcleo do Desenvolvimento Humano da Universidade Presbiteriana Mackenzie uniram esforços para criar uma coletânea que celebra a diversidade epistemológica e a singularidade de diferentes enfoques sobre desenvolvimento humano. A obra expressa respeito pelas diferenças teóricas enquanto oferece aos graduandos e profissionais de psicologia, pedagogia e áreas afins uma visão integrada das múltiplas perspectivas psicológicas sobre o tema. Docentes e psicólogos clínicos contribuíram com capítulos que consolidam reflexões sobre a psicologia do desenvolvimento e seus desdobramentos, esperando proporcionar aos leitores uma experiência enriquecedora de aprendizado interdisciplinar.
Aurélio Fabricío Torres de Melo
Karina Okajima Fukumitsu
Marian Ávila de Lima e Dias
Prefácio
• Maria Júlia Kovács (pág. 7)
Introdução: Desenvolvimento humano: entre o natural e a cultura
• Berenice Carpigiani (pág. 12)
1. Desenvolvimento psíquico sob a
perspectiva da psicanálise
• Maria Alice Barbosa Lapastini (pág. 30)
2. Desenvolvimento humano: uma reflexão
a partir do enfoque histórico-cultural
• Laura Marisa Carnielo Calejon (pág. 59)
3. Processo de individuação: o desenvolvimento da personalidade na perspectiva da psicologia analítica
• Santina Rodrigues de Oliveira (pág. 79)
4. Desenvolvimento e maturação: perspectivas atuais da gestalt-terapia
• Karina Okajima Fukumitsu (pág. 103)
5. Desenvolvimento humano na abordagem centrada na pessoa: a tendência à atualização e as atitudes facilitadoras como caminho para o crescimento
• Ana Paula Fujisaka e Esther Gomes de Lima Carrenho (pág. 114)
6. Una concepción integradora sobre el desarrollo del ser humano y su mportancia en la educación
• Guillermo Arias Beatón (pág. 147)
7. O conhecimento metalinguístico de crianças: o papel das aprendizagens implícitas e explícitas
• Fraulein Vidigal de Paula, Jane Correa e Alina Galvão Spinillo (pág. 161)
8. Adolescência, tecnologia e pseudoformação
• Marian Ávila de Lima e Dias (pág. 197)
9. O desenvolvimento moral: apontamentos sobre a crítica habermasiana ao “nível seis” de Kohlberg
• Claudio Bastidas (pág. 231)
10. Morte e desenvolvimento
• Aurélio Fabricío Torres de Melo (pág. 243)