Deficiência Visual
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- Tema: Inclusão Social/Deficiências
- ISBN: 978-85-7585-256-9
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2009
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 270
Destinado a profissionais e estudantes da saúde, educação e tecnologia, este livro discute a deficiência visual sob diferentes prismas. Embora os avanços tecnológicos tenham ampliado recursos e acessos, ainda persistem atitudes preconceituosas e assistencialistas. A obra propõe uma nova postura diante da pessoa com deficiência visual, incentivando o respeito e a valorização de sua autonomia. Reunindo reflexões atuais e fundamentadas, torna-se um material essencial para compreender o estado contemporâneo das discussões sobre o tema.
Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian
Prefácio (pág.09)
Apresentação (pág.13)
Parte INovas perspectivas para a inclusão (pág.17)
Comunicação e participação ativa: a inclusão de pessoas com deficiência visual (pág.19)
Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian
Preconceito e cultura (pág.39)
José Leon Crochík
Família e escola: uma parceria possível em prol da inclusão? (pág.57)
Miguel Claudio Moriel Chacon
O papel da educação especial em tempos de inclusão (pág.71)
Maria Júlia Canazza Dall’Acqua
Parte II Novas perspectivas para a intervenção com as pessoas com deficiência visual (pág.83)
1. Interdisciplinaridade: novos desafios (pág.83)
Abordagem interdisciplinar na reabilitação integral (pág.85)
André De Martini
As dificuldades na implantação da equipe interdisciplinar no atendimento às deficiências (pág.99)
Antonia Angela Gonçalves da Silva Hiluey
2. Novas possibilidades de intervenção com às pessoas com deficiência visual (pág.115)
O processo lúdico e a formação da identidade social e cultural (pág.117)
Vera Barros de Oliveira
Edda Bomtempo
Avaliação educacional para alunos com baixa visão e múltipla deficiência na educação infantil: uma proposta lúdica (pág.131)
Avaliação das funções simbólicas na educação infantil (pág.147)
Sheila Correia de Araújo
Parte III Novos conhecimentos sobre as inter-relações da pessoa com deficiência visual com o ambiente (pág.167)
Desbraillização: realidade e perspectivas (pág.169)
Regina Fátima Caldeira de Oliveira
O professor cego na escola regular (pág.179)
Solange Aparecida Emílio
Deficiência visual e mídia: cinema para cegos (pág.189)
Maria Eduarda Silva Leme
Compromisso da universidade na produção de conhecimento e tecnologia (pág.207)
Denise Consonni
Antonio Luís de Campos Mariani
LIDA – Livro Digital Acessível (pág.225)
Pedro Milliet
PARTE IV Considerações finais (pág.237)
O que se viu e o que precisa ser visto: perspectivas da produção intelectual do congresso (pág.239)
Elizabete Becker Maria
Cristina Godoy Cruz Felippe
Márcia Regina Kretzer
Um eixo e múltiplas visões (pág.255)
Antonia Angela Gonçalves da Silva Hiluey