Psicologia da Saúde na Escola: Lições e Desafios
R$ 114,95 no Pix
ou R$ 114,95 no PIX
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Saúde
- ISBN: 978-85-7585-904-9
- Peso: 330 gramas
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 208
- Edição: 1. Edição
- Ano de Publicação: 2018
Psicologia da Saúde na Escola: Lições e Desafios
Este livro propõe uma reflexão crítica sobre o papel da escola na promoção de saúde mental e bem-estar, defendendo uma instituição menos voltada para a lógica mercantil e mais comprometida com a formação integral de seus estudantes. A obra denuncia os efeitos nocivos do individualismo exacerbado e da competitividade violenta nos espaços escolares e sociais, trazendo exemplos concretos de situações de humilhação, violência e exclusão que comprometem a vida estudantil. Ao mesmo tempo, aponta caminhos para a construção de ambientes educativos que priorizem vínculos coletivos, solidariedade e o cuidado com os profissionais da educação, estimulando práticas pedagógicas mais humanizadas e inclusivas.
Organizadores: Manuel Morgado Rezende, Maria Geralda Viana Heleno, Miria Benincasa Gomes e Carla Luciano Codani Hisatugo
Manuel Morgado Rezende
Maria Geralda Viana Heleno
Miria Benincasa Gomes
Carla Luciano Codani Hisatugo
Apresentação (pág. 7)
• Manuel Morgado Rezende
Psicologia da saúde: um campo em construção (pág. 11)
• Manuel Morgado Rezende Saul Neves de Jesus
Educação e saúde (pág. 21)
• Jorge Renato Johann Rejane Lúcia Veiga Oliveira Johann
Educação inclusiva: presença e valorização do saber especialista (pág. 43)
• Kelly Cristina Brandão da Silva
Reflexões sobre o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na interface entre educação e saúde (pág. 63)
• Camila Tariff Ferreira Folquito
A agressividade da criança no espaço escolar: relações com o desenvolvimento psicológico (pág. 79)
• Hilda Rosa Capelão Avoglia Talita Helena Spada
Problemas de comportamento externalizante e internalizante de crianças de baixa renda de escolas públicas (pág. 101)
• Carla Luciano Codani Hisatugo Eda Marconi Custódio
Adolescência, saúde e escola (pág. 113)
• Miria Benincasa Gomes Rosa Maria Frugoli da Silva
Resiliência de jovens universitários: desafios e fatores de proteção (pág. 133)
• Priscilla Gomes Rezende Adriana Leônidas de Oliveira
Percepção de professores do ensino fundamental acerca dos fatores associados ao estresse ocupacional (pág. 151)
• Márcia Siqueira de Andrade Fernando Fabiano Gonçalves de Lima
Práticas restaurativas: uma alternativa de mediação de conflitos na escola (pág. 173)
• Maria Isabel Maldonado Guimarães Maria Geralda Viana Heleno

