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O IDADI é um instrumento multidimensional de avaliação do desenvolvimento infantil, com foco em sete domínios: Cognitivo, Socioemocional, Comunicação e Linguagem Receptiva, Comunicação e Linguagem Expressiva, Motricidade Ampla, Motricidade Fina e Comportamento Adaptativo.
O inventário inclui itens que descrevem comportamentos e habilidades esperadas para cada faixa etária e que podem ser respondidos pelos pais ou responsáveis, tanto no formato autoadministrado quanto como entrevista a ser conduzida pelo profissional.
Possibilita uma avaliação abrangente do desenvolvimento infantil. Dentre suas principais aplicações destacam-se a avaliação de suspeita de atrasos ou de transtornos do neurodesenvolvimento, o monitoramento longitudinal do desenvolvimento infantil e o acompanhamento da efetividade ou eficácia de intervenções na primeira infância. Pode ser utilizado por profissionais da área de saúde e educação que atuam na infância.
Bebês e crianças entre 4 e 72 meses de idade.
A aplicação do IDADI é realizada por meio do relato parental (ou responsáveis pela criança). O profissional pode escolher o melhor tipo de administração: em papel, individual ou coletiva, ou por meio da Plataforma Online (VOL), presencial ou remota.
Existem múltiplas possibilidades de interpretação, considerando escores padronizados, escores desenvolvimentais e escalonamento comportamental, a partir das normas apropriadas para cada faixa etária.
Psicologia, Educação Física, Fonoaudiologia, Medicina (especialmente Pediatria), Terapia Ocupacional, Pedagogia, entre outras.