Este livro apresenta um panorama sobre os achados nos quadros comórbidos entre altas habilidades/superdotação e transtornos neuropsiquiátricos ou deficiências.
Os diagnósticos abordados aqui são: transtornos específicos da aprendizagem, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do espectro do autismo, transtornos da comunicação, transtornos depressivos, transtornos relacionados a trauma e a estressores, transtornos de personalidade, psicoses e esquizofrenia, transtornos de ansiedade, visão subnormal e surdocegueira.
Rauni Jandé Roama-Alves
Tatiana de Cassia Nakano
APRESENTAÇÃO (pág. 9
• Rauni Jandé Roama-Alves Tatiana de Cássia Nakano
PREFÁCIO (pág. 11)
• Solange Muglia Wechsler
PARTE 1 – ASPECTOS CONCEITUAIS (pág. 13)
1. DUPLA EXCEPCIONALIDADE: COMPREENSÕES INICIAIS SOBRE O CONCEITO (pág. 15)
• Tatiana de Cássia Nakano
2. DUPLA EXCEPCIONALIDADE: PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS (pág. 29)
17. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, VISÃO SUBNORMAL E INCLUSÃO: UM ESTUDO DE CASO NA DUPLA EXCEPCIONALIDADE NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO (pág. 239)
• Vera Lucia Palmeira Pereira
18. IDENTIDADE E RESILIÊNCIA DE UM SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO (pág. 259)