A Escrita de Textos por Crianças: Limites, Possibilidades e Implicações Educacionais – Volume 3
R$ 96,90 no Pix
ou R$ 102,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-950-6
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2019
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Paginas: 196
A Escrita de Textos por Crianças: Limites, Possibilidades e Implicações Educacionais – Volume 3
Terceiro volume da trilogia A criança, a leitura e a escrita, este livro aborda o desenvolvimento da produção textual infantil sob a perspectiva da psicologia cognitiva e da psicolinguística. Com base em pesquisas atuais, as autoras apresentam exemplos práticos e propostas didáticas para auxiliar professores na tarefa de ensinar a escrita. O conteúdo equilibra teoria e prática, oferecendo ferramentas pedagógicas que podem tornar o processo de aprendizagem da escrita mais eficaz e prazeroso. É uma obra essencial para educadores que buscam compreender e ampliar as habilidades de produção de texto em crianças.
Autoras: Alina Galvão Spinillo e Jane Correa
Alina Galvão Spinillo
Jane Correa
Prefácio (pág. 7)
Apresentação (pág. 13)
1. A Construção infantil das unidades do texto (pág. 15)
• Ana Teberosky e Angélica Sepúlveda
2. Produção de textos narrativos: processos cognitivos e habilidades metalinguísticas (pág. 43)
• Maria José dos Santos e Sylvia Domingos Barrera
3. O planejamento e a revisão de textos de opinião: estratégias didáticas (pág. 59)
• Luciana Pinheiro Ribeiro, Thalita Folmann da Silva e Sandra Regina Kirchner Guimarães
4. Revisão textual em diferentes momentos da escrita: revisando textos antes e depois de escrevê-los (pág. 83)
• Alina Galvão Spinillo e Renata Nóbrega de Lucena
5. Compreendo, logo escrevo: como pensar a morfologia das palavras pode ajudar a redigir melhor (pág. 105)
• Fraulein Vidigal de Paula e Júlia Maria Migot
6. Coesão e pontuação na escrita de alunos do 4º ano do ensino fundamental (pág. 123)
• Carmen Sotomayor e Gabriela Osorio
7. O aprendizado da escrita e suas dificuldades (pág. 151)
• Jane Correa
8. Como professores avaliam a escrita de textos produzidos por crianças (pág. 173)
• Candy E. Marques Laurendon, Alina Galvão Spinillo e Jane Correa