Afetividade e Dificuldades de Aprendizagem: Uma Abordagem Psicopedagógica
R$ 106,40 no Pix
ou R$ 112,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Psicodiagnostico
- ISBN: 978-85-7585-239-2
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2008
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 208
Afetividade e Dificuldades de Aprendizagem: Uma Abordagem Psicopedagógica
O fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem da escrita são problemas históricos no Brasil. Este livro reúne 11 estudos que investigam como o sistema emocional das crianças interfere nesses desafios. A obra demonstra que a afetividade exerce um papel crucial no processo de aprender, influenciando desde a motivação até a capacidade de superação das dificuldades. Destinada a psicopedagogos, professores e psicólogos, esta publicação propõe reflexões importantes para compreender a relação entre emoção e aprendizagem, além de oferecer caminhos de intervenção que consideram a integralidade da criança.
Organizadores: Fermino Fernandes Sisto e Selma de Cassia Martinelli
Fermino Fernandes Sisto
Selma de Cassia Martinelli
Apresentação (pág.7)
O papel das relações sociais na compreensão do fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem (pág.13)
Fermino Fernandes Sisto
Selma de Cássia Martinelli
A afetividade no jogo de regras (pág.31)
Betânia Alves Veiga Dell’ Agli
Rosely Palermo Brenelli
Fracasso escolar: um olhar sobre a relação professor-aluno (pág. 43)
Selma de Cássia Martinelli
Alegria, tristeza, medo e coragem em crianças com dificuldades de aprendizagem (pág.57)
Gisele A. P. Bazi
Fermino Fernandes Sisto
A transmissão dos sinais emocionais pelas crianças (pág.73)
Gislene de Campos Oliveira
Avaliação dos aspectos afetivos envolvidos nas dificuldades de aprendizagem (pág.93)
Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Fabián Javier Marín Rueda
Daniel Bartholomeu
Emotividade e aprendizagem da escrita (pág.111)
Fabián Javier Marín Rueda
Daniel Bartholomeu
Fermino Fernandes Sisto
As orientações motivacionais do aluno: um olhar do ponto de vista das emoções (pág.125)
Edna Rosa Correia Neves
Evely Boruchovitch
Percepção de autocontrole e desempenho acadêmico de adolescentes (pág.145)
Selma de Cássia Martinelli
Aleksandro Barbosa de Figueiredo
Fermino Fernandes Sisto
Matemática e afetividade: alunos desinteressados no ensino fundamental? (pág.163)
Lucila Diehl Tolaine Fini
Geiva Carolina Calsa
Sintomas depressivos e estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental: uma análise qualitativa (pág.181)
Miriam Cruvinel
Evely Boruchovitch