Altas habilidades/superdotação (AH/SD)
R$ 144,40 no Pix
ou R$ 152,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 9786553740099
- Peso: 446 gramas
- Tamanho: 15 x 23 cm
- Páginas: 280
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2022
Altas habilidades/superdotação (AH/SD), talentos, criatividade e potencialidades
Os capítulos dessa obra buscam mostrar, ao leitor, a importância de um olhar mais amplo sobre os alunos com altas habilidades/superdotação e a necessidade de uma atenção individualizada às suas necessidades.
Ao reconhecer a existência de diferentes tipos de superdotação, os capítulos buscam esclarecer e oferecer exemplos de modalidades de atendimento a esses alunos, a fim de que os profissionais que atuam na educação especial, em sala de aula comum ou no atendimento educacional especializado, possam atuar como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, fornecendo, ainda, oportunidades do desenvolvimento integral desses estudantes em diferentes aspectos (cognitivo, emocional, criativo, social).
Fernanda Hellen Ribeiro Piske
Tatiana de Cássia Nakano
Alberto Rocha
Ramón Garcia Perales
PREFÁCIO (pág. 7)
APRESENTAÇÃO (pág. 9)
1. A CONCEPÇÃO DOS TRÊS ANÉIS DE SUPERDOTAÇÃO E O MODELO DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO
DE TALENTOS PARA TODOS OS ESTUDANTES (pág. 17)
Joseph S. Renzulli
Sally M. Reis
.
2. CRIATIVIDADE CIENTÍFICA E CONTEXTO DE APRENDIZAGEM (pág. 51)
Mercedes Ferrando Prieto
Carmen Ferrándiz García
María José Ruiz Melero
Lola Prieto Sánchez
.
3. TREINAMENTO DE PROFESSORES E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS SUPERDOTADOS E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DESSES ESTUDANTES (pág. 75)
Fernanda Hellen Ribeiro Piske
Michele Kane
Karen Beth Arnstein
4. CRIATIVIDADE E SOBREDOTAÇÃO: AVALIAÇÃO E IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS (pág. 89)
Alberto Rocha
Ramón García Perales
Liliana Silva
Ana Isabel S. Almeida
5. PROJETO MENTES: RELATO DE ATENDIMENTO A ALUNOS COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (pág. 105)
Angelica de Fatima Piovesan
Fernanda Hellen Ribeiro Piske
Tatiana de Cassia Nakano
6. ENGINEERING DESIGN PROCESS, STE(A)M E ALTAS CAPACIDADES: UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS
DO SÉCULO 21 NO #PEDAISEMCASA (pág. 133)
Helena Fonseca
Liliana Silva
Stéphanie Silva
Bruna Rocha
7. QUÍMICA COM ARTE EM OFICINA INTERATIVA PARA ATENDIMENTO SUPLEMENTAR DE ALUNOS COM COMPORTAMENTO SUPERDOTADO (pág. 153)
Sonia Regina Alves Nogueira
Fernanda Serpa Cardoso
Isabelle Ferraz Rodrigues e Silva
8. EDUCAR PELA ARTE: UMA PROPOSTA ESTRATÉGICA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO DAS CRIANÇAS COM ALTAS CAPACIDADES (pág. 171)
Filomena Ponte
9. O DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES DO SUPERDOTADO POR MEIO DO ENGAJAMENTO EM ATIVIDADES ORIENTADAS
PARA A AUTORREALIZAÇÃO (pág. 185)
Jane Farias Chagas-Ferreira
10. ENRIQUECIMENTO E SOBREDOTAÇÃO: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM CONTEXTO CURRICULAR E EXTRACURRICULAR (pág. 199)
Alberto Rocha
Ramón García Perales
Ana Isabel S. Almeida
Beatriz Silva
11. ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ENFOQUE COM BASE NOS PERFIS COMPORTAMENTAIS, ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS E MODALIDADES DE ATENDIMENTO (pág. 221)
Tatiana de Cassia Nakano
12. DESAFIOS NAS POLÍTICAS E NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA ALUNOS SUPERDOTADOS NUMA ESCOLA QUE SE QUER SER INCLUSIVA (pág. 237)
Lúcia C. Miranda
13. “ALUNO BOM APRENDE SOZINHO”: REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (pág. 253)
Bárbara Amaral Martins