Aprender a ler e escrever: bases cognitivas e práticas pedagógicas
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- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-948-3
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Paginas: 272
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2019
Este é o primeiro volume da trilogia A criança, a Leitura e a Escrita. Este livro aborda, em linguagem clara, porém baseada em estudos recentes na área da psicologia cognitiva da leitura, o desenvolvimento das competências cognitivas e linguísticas necessárias para a alfabetização. De modo particular, o livro é rico em sugestões de atividades lúdicas e didáticas voltadas ao desenvolvimento dessas competências, tanto na pré-escola como nos anos iniciais do ensino fundamental.
Maria José dos Santos
Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharel em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista. Professora da Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Investigação sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (GEIAD); membro do Grupo de Pesquisa Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP).Sylvia Domingos Barrera
Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP). Membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, atuando principalmente nos temas: alfabetização, habilidades metalinguísticas, dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita.Prefácio (pág. 07)
Cláudia Cardoso-Martins
Apresentação (pág. 11)
Maria José dos Santos Sylvia Domingos Barrera
1. O cérebro que aprende a ler (pág. 19)
Jane Correa Jainne Martins Ferreira
2. Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar (pág. 33)
Fernanda Leopoldina Viana Joana Cruz Iolanda Ribeiro
3. Letramento emergente, educação infantil e aprendizagem inicial da leitura e da escrita (pág. 57)
Danielle Andrade S. Castro Regiane Kosmoski Silvestre Gatto Sylvia Domingos Barrera
4. O que sabem as crianças sobre textos antes de aprenderem a ler e escrever? (pág. 77)
Alina Galvão Spinillo
5. A interferência do realismo nominal na aquisição e compreensão dos sistemas notacionais (pág. 95)
Antonio Roazzi Alena Nobre Luciana Hodges
6. O conhecimento do nome das letras e o aprendizado da leitura e da escrita (pág. 115)
Cláudia Nascimento Guaraldo Justi Tatiana Cury Pollo
7. Consciência fonológica: como a incluir nas práticas diárias da sala de aula? (pág. 137)
Janete Teixeira de Lyra Zena Eisenberg
8. Como se aprende a ler e escrever: a compreensão do princípio alfabético (pág. 153)
Sylvia Domingos Barrera Maria José dos Santos
9. Escrita: não basta transcrever a fala, é preciso ortografar (pág. 175)
Maria José dos Santos Ana Luiza Navas Fraulein Vidigal de Paula
10. Pensando sobre os morfemas: o impacto do treino de consciência morfológica na aprendizagem da ortografia (pág. 197)
Sílvia Brilhante Guimarães
11. Fluência de leitura: o que é? A que serve? Como a desenvolver? (pág. 223)
Jane Correa Giuliana Ramires
12. A importância das funções executivas para a aprendizagem da linguagem escrita (pág. 245)
Giovanna Beatriz Kalva Medina Sandra Regina Kirchner Guimarães