Aprendizagem da Leitura e da Escrita: O Papel das Habilidades Metalinguísticas
R$ 82,65 no Pix
ou R$ 87,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 85-7585-109-8
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2005
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 260
Aprendizagem da Leitura e da Escrita: O Papel das Habilidades Metalinguísticas
Neste estudo, a autora investiga como as habilidades metalinguísticas — especialmente a consciência fonológica e a consciência sintática — influenciam o desempenho em leitura e escrita. A obra demonstra que dificuldades na aquisição da linguagem escrita estão frequentemente relacionadas a problemas de natureza fonológica. Trata-se de um livro relevante para fonoaudiólogos, psicólogos e professores que desejam compreender em profundidade a relação entre metalinguagem e alfabetização.
Autora: Sandra Regina Kirchner Guimarães
Sandra Regina Kirchner Guimarães
Prefacio (pág.7)
Ana Luiza Navas
1. O que sabemos sobre a contribuição da consciência fonêmica para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita (pág.9)
Dalva M. A. Godoy e Ângela M. V. Pinheiro
2. Efeitos de vizinhança ortográfica na tarefa de categorização semântica: deadline ou congruência semântica? (pág.31)
Francis Ricardo dos Reis Justi e Antonio Roazzi
3.A generalidade da contagem de frequência de ocorrência de palavras de Pinheiro (1996) (pág.53)
Francis Ricardo dos Reis Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo
Justi, Mariana Ferreira de Almeida e Thais Costa Câmara
4.Avaliação componencial da leitura: correlação com nota escolar, predição por habilidades pré-escolares e alterações na dislexia do desenvolvimento (pág.67)
Alessandra Gotuzo Seabra
5.Compreensão leitora: modelos de processamento e relações com outras habilidades cognitivas (pág.83)
Helena Vellinho Corso, Tânia Mara Sperb e Jerusa
Fumagalli de Salles
6.Nomeação seriada rápida e leitura: quatro hipóteses sobre a relação entre essas variáveis (pág.109)
Cláudia Nascimento Guaraldo Justi e Antonio Roazzi
7.Situações de leitura e o estabelecimento de inferências em crianças com dificuldades de compreensão de textos (pág.131)
Alina Galvão Spinillo e Luciana Vasconcelos dos Santos
Dantas Hodges