Aprendizagem Significativa: Condições para Ocorrência e Lacunas que Levam a Comprometimentos
R$ 106,40 no Pix
ou R$ 112,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-250-7
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2008
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 296
Aprendizagem Significativa: Condições para Ocorrência e Lacunas que Levam a Comprometimentos
Esta obra discute os fundamentos da aprendizagem significativa, destacando os fatores que possibilitam sua ocorrência e os obstáculos que levam a comprometimentos. Com embasamento teórico e epistemológico, os autores analisam situações formais e informais de ensino, ilustrando com exemplos de diferentes áreas. O livro alerta para a importância de oferecer condições adequadas para que o aprendizado seja realmente significativo, constituindo-se em uma leitura indispensável para educadores e pesquisadores preocupados com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Autores: Elcie F. Salzano Masini e Marcos Antonio Moreira
Elcie F. Salzano Masini
Marcos Antonio Moreira
Apresentação (pág.9)
Parte I - O aprender em situação formal de ensino
1. A teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel (pág.15)
• Marco Antonio Moreira
2. Aprendizagem Significativa segundo outras perspectivas (pág.45)
• Marco Antonio Moreira
Parte II - O aprender em situações não especificadas
3. O aprender na complexidade (pág.63)
• Elcie F. Salzano Masini
4. Implicações epistemológicas (pág.85)
• Elcie F. Salzano Masini
Parte III - Lacunas e comprometimentos no aprender
5. Lacunas e comprometimentos (pág.109)
• Elcie F. Salzano Masini
Parte IV - Pesquisas sobre Aprendizagem Significativa
6. O aprender interrompido: impasses na constituição da subjetividade (pág.137)
• Eliana Maria Ormelezi
7. O aprender e a individualidade: o estilo cognitivo dos alunos do ensino fundamental (pág.163)
• Elena Etsuko Shirahige
8. O aprender pela resolução de problemas (pág.193)
• Sayonara Salvador Cabral da Costa
9. Uma experiência de inserção da mecânica quântica no ensino médio: fatores que podem comprometer e fatores que podem facilitar a aprendizagem (pág.209)
• Iramaia Jorge Cabral de Paulo
10. O aprender da Biologia no contexto da disciplina Embriologia de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (pág.229)
• Evelyse Santos Lemos
11. O aprender do médico-obstetra em um serviço de medicina fetal (pág.255)
• Antonia Angela Gonçalves da Silva Hiluey
Considerações finais (pág.281)
Glossário (pág.285)