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Avaliação da Suspeita de TEA – Sistema PROTEA-R - Curso Online

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  • Docente: Bibiana Gallas    
  • Data: 26,27,28 e 29 de agosto    
  • Horários:
    • > segunda-feira 19h as 21h
    • > terça-feira das 19h às 21h
    • > quarta-feira das 19h às 21h
    • > quinta-feira das 19h às 22h
  • Carga horária: 8 horas
  • Investimento: R$259,90

Objetivo

Rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com fins de sistematização da observação da interação da criança durante a avaliação clínica e sua integração com crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.
 

Público-alvo

Profissionais da área da saúde e educação, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e médicos.
 

Conteúdo Programático

• Transtorno do Espectro Autista: Conceituação, Avaliação de Sinais de Alerta e Diagnóstico;
•  Características do TEA;
• Principais Sinais de Alerta (atrasos no desenvolvimento e comportamentos atípicos);
• Avaliação do TEA: Especificidades na investigação de sinais de alerta e no diagnóstico;
• Desafios para a avaliação do TEA: avaliações clínicas qualitativas, diagnóstico diferencial e comorbidades;
• Sistema PROTEA-R de avaliação da suspeita de TEA;
• Pressupostos teóricos e empíricos: abordagem socio pragmática, estilos interativos e bases neurobiológicas;
• Como e quando utilizar o instrumento Sistema PROTEA-R;
• Orientações para a condução das entrevistas (anamnese e devolutiva);
• Orientações para a administração da hora lúdica diagnóstica com a criança (PROTEA-R-NV): organização do setting, conduta do avaliador e manuseio dos materiais;
• Orientações para a codificação dos itens: definição operacional dos itens, codificação em qualidade e frequência, cálculo de risco;
• Interpretação dos escores e de aspectos qualitativos dos itens;
• Vinhetas clínicas: estudo de caso – exemplos de codificação dos itens e de laudo; trechos de vídeos ilustrativos;
• Laudo: como descrever os resultados.

OBS: O Sistema PROTEA-R é um instrumento multidisciplinar que tem como objetivo identificar a presença de TEA em crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, por meio da sistematização da avaliação clínica (observação e entrevista).
 

Docente

Bibiana Gallas Steigleder – CRP 07/27459

Psicóloga e mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED/UFRGS) e do Centro Experimental Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA/UFRGS). Extensionista no Centro de Avaliação Psicológica/UFRGS (CAP/UFRGS). Experiência na área de avaliação psicológica (psicodiagnóstico) em clínica, em supervisão de casos e em pesquisa. Experiência clínica e de pesquisa na avaliação de pacientes com suspeita de Transtorno do Espectro Autista

*Certificado ao final do curso com carga horaria de 8 horas, mediante a participação em todas as aulas ao vivo.
** Este curso não será gravado
** Em caso de desistência será devolvido apenas 70% do valor pago.
*** O curso será realizado pelo Google Meet, você pode acessar a plataforma pelo seu navegador web ou baixar o app na Apple Store ou Google Play Store do seu celular. Após a conclusão de sua inscrição, seus dados serão inclusos na respectiva sala do curso e, 01 dia antes do início das aulas, você receberá um link para acesso.
**** A turma será realizada apenas com o atingimento do quórum mínimo, sujeita a cancelamento prévio.

Bibiana Gallas Steigleder

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