Avaliação Psicológica Direcionada a Populações Específicas – Volume II: Técnicas, Métodos e Estratégias
R$ 106,40 no Pix
ou R$ 112,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Avaliação Psicológica
- ISBN: 978-85-7585-934-6
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2019
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 204
Avaliação Psicológica Direcionada a Populações Específicas – Volume II: Técnicas, Métodos e Estratégias
Dando continuidade ao primeiro volume publicado em 2014, este livro aprofunda a discussão sobre avaliação psicológica aplicada a grupos específicos, como pessoas com deficiência, indivíduos com altas habilidades/superdotação, idosos, populações em vulnerabilidade social e aqueles com desenvolvimento atípico. A obra apresenta novas pesquisas e atualizações metodológicas, oferecendo ferramentas práticas para profissionais que atuam em diferentes contextos clínicos e educacionais.Organizadoras: Carolina Rosa Campos e Tatiana de Cássia Nakano
Carolina Rosa Campos
Tatiana de Cassia Nakano
1. Desenvolvimento de instrumentos psicológicos para população com deficiência (pág. 9)
• Carolina Rosa Campos e Cassandra Melo Oliveira
2. Construção de carreira de pessoas com deficiência: possibilidades avaliativas (pág. 31)
• Leonardo de Oliveira Barros e Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
3. Avaliação psicológica de indivíduos com transtorno do espectro do autismo (pág. 47)
• Tatiana Pontrelli Mecca
4. Avaliação psicológica de alunos com dupla excepcionalidade no contexto da superdotação: cuidados e procedimentos (pág. 65)
• Denise de Souza Fleith e Vanessa T. Alves Tentes
5. Avaliação dos sintomas de TDAH em estudantes universitários e comprometimento acadêmico (pág. 83)
• Adriana de Andrade Gaião e Barbosa, Lisiane Maria Dias Rodrigues, Priscilla de Albuquerque Almeida e Ricardo Neves Couto
6. Avaliação psicológica das altas habilidades/superdotação: problemas e desafios (pág. 99)
• Tatiana de Cássia Nakano e Carolina Rosa Campos
7. Saúde mental de idosos: uma avaliação com base em medidas de depressão, solidão, atividades prazerosas e bem-estar (pág. 129)
• Heloísa Gonçalves Ferreira, Camila Rafael Ferreira Campos, Vanessa Santiago Ximenes e Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Queluz
8. O uso de estímulos na avaliação de sintomas relacionados aos transtornos da personalidade: o que manchas de tinta, cores, ilustrações e desenhos podem revelar (pág. 147)
• Giselle Pianowski, Ana Carolina Zuanazzi e Ana Cristina Resende
9. Questionário de tarefas domésticas e de cuidado de irmãos: avaliando adolescentes em situação de invisibilidade e vulnerabilidade social (pág. 165)
• Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, Fredericko Wichmann Cristian Zanon e Lia Beatriz de Lucca Freitas