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Coleção Contos de Fadas e Psicopedagogia - Buscando Soluções para os Problemas da Escrita

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Os Contos de Fadas e a Psicopedagogia

O material "Os Contos de Fadas e a Psicopedagogia: Buscando Soluções para os Problemas da Escrita" é um recurso clínico que integra Epistemologia Genética e Psicanálise, possibilitando intervenções significativas com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

 

Para que serve este material?

A proposta é estimular a criança a avançar nos níveis de escrita, ao mesmo tempo em que elabora conflitos cognitivos e inconscientes por meio da escuta e produção simbólica. Isso é feito com base em:

• Quatro contos de fadas selecionados

• Atividades estruturadas que desestabilizam o padrão atual de escrita

• Estímulo ao avanço de um estágio a outro

A narrativa simbólica dos contos de fadas mobiliza conteúdos internos que dialogam com a problemática da escrita, promovendo desenvolvimento emocional e cognitivo.

 

Em quais contextos pode ser utilizado?

O material é indicado para uso na clínica psicopedagógica, em atendimentos voltados para:

• Dificuldades específicas de leitura e escrita

• Transtornos de aprendizagem com componente emocional

• Casos em que há indícios de bloqueios psíquicos relacionados à alfabetização

 

Qual é o público-alvo?

Crianças de todos os níveis de escrita, que apresentem sinais de dificuldades no processo de alfabetização ou reações emocionais ligadas à aprendizagem.

 

Como funciona a aplicação?

Aplicação individual

• O profissional conduz as leituras e atividades com base nos contos

• A estrutura é construída para provocar reflexão, desconstrução e reorganização do pensamento escrito

 

Como é feita a avaliação?

A avaliação é qualitativa, considerando:

• O nível de escrita e leitura da criança

• A evolução entre estágios de escrita

• A relação entre produções escritas e conteúdos inconscientes emergentes

O material possibilita ao profissional observar a articulação entre desejo, escrita e expressão simbólica, construindo hipóteses clínicas que orientem o plano de intervenção.

 

Quais são os diferenciais?

• Integra Psicanálise e Epistemologia Genética de forma inédita

• Aborda simultaneamente dificuldades cognitivas e emocionais

• Permite identificar a relação entre escrita e inconsciente

• Recurso eficaz e sensível para o contexto clínico psicopedagógico

• Estimula a criança a avançar na escrita de modo significativo e simbólico

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