Coleção EAB-E Escala de Avaliação do Bullying Escolar
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EAB-E: Escala de Avaliação do Bullying Escolar
A EAB-E: Escala de Avaliação do Bullying Escolar é um instrumento acessível e prático, criado para identificar sinais de bullying no ambiente escolar, tanto do ponto de vista de quem sofre quanto de quem pratica essas ações.
Para que serve a EAB-E?
A EAB-E tem como objetivo fornecer indicadores confiáveis sobre a ocorrência e frequência de comportamentos associados ao bullying. A escala contém 47 afirmativas que descrevem situações comuns nas interações entre estudantes. As respostas são marcadas com as opções:
• Nunca
• Às vezes
• Sempre
Essas opções ajudam a determinar o nível de envolvimento do aluno como vítima ou autor de bullying.
Em quais contextos pode ser utilizada?
• Ambientes escolares
• Projetos de prevenção à violência e promoção da convivência
• Pesquisas educacionais e intervenções psicopedagógicas
É um instrumento não restrito a psicólogos, podendo ser aplicado por profissionais da educação em geral.
Qual é o público-alvo?
• Estudantes entre 6 e 20 anos, com pelo menos três meses de vínculo com a escola
• Crianças com dificuldades de leitura também podem responder à escala, o que amplia sua aplicabilidade
Como funciona a aplicação?
• Aplicação individual ou coletiva
• Tempo livre para preenchimento
• Pode ser adaptada conforme o nível de leitura dos participantes
A linguagem clara permite que os próprios alunos compreendam os enunciados, com apoio, se necessário.
Como é feita a avaliação?
A avaliação é quantitativa e interpretativa:
• Subescalas: organizadas em duas dimensões:
- Subescala das vítimas
- Subescala dos autores
• Cada item pontuado gera escores separados para cada subescala
• Resultados convertidos em percentis, com base em sexo e região
Esses dados ajudam o profissional a confirmar ou refinar hipóteses diagnósticas, direcionando ações de acolhimento e intervenção.
Quais são os diferenciais?
• Instrumento não restrito a psicólogos
• Aplicação possível em crianças com dificuldades de leitura
• Permite avaliar tanto vítimas quanto autores do bullying
• Útil para diagnóstico precoce e planejamento de ações preventivas
• Escala prática, rápida e contextualizada com a realidade escolar
Fábio Camilo
Psicólogo (UnG) e mestre em psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (USF). É autor da Escala de Avaliação do Bullying Escolar (EAB-E), do Teste de Atenção Seletiva (TAS) e coautor do Teste de Inteligência Verbal (TIV), todos publicados pela Vetor Editora. Na mesma empresa, exerce a função de Gerente de Educação. Também ministra aulas em institutos de Pós-graduação e cursos relacionados a testes psicológicos e avaliação psicológica em diversos Estados brasileiros.