icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_097113f5-d229-4d71-b1af-b142288edf7d
image_7fcc6d98-8e3c-4ffc-81eb-93d94d3cb68d
image_600844f4-0163-46a1-909a-e0e7a5042b19
image_ddd77240-1f35-49d6-9d5c-96067f78c2a6
image_1e36f421-c7ab-4bcf-908a-05ccef643df1
image_dc8fe948-da12-4d36-8ded-eeac89418b89
image_097df15d-5619-4eb2-9660-db7bb03cf7be
image_2cb33867-5ff2-467a-8211-9a4f1e6e9650
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Combo HTP - Curso EAD + Coleção do Teste + Livro

SKU 004772

0 avaliações de clientes

R$ 763,00

R$ 652,36 no Pix

ou em até 6x de R$ 114,45

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

Curso EAD - Teste HTP

Criado por John N. Buck, em 1948, o HTP é uma técnica projetiva gráfica de base psicodinâmica voltada à investigação da personalidade em termos de representações de si e do ambiente onde o examinando se encontra inserido, de suas atitudes, interações, conflitos e recursos psicológicos disponíveis para manejá-los.

 

Sua tarefa de teor gráfico, o coloca em um lugar privilegiado em termos de sua capacidade de investigação dos elementos inerentes a personalidade, considerando sua fácil compreensão para indivíduos de diferentes níveis de escolaridade e menos sujeito ao controle consciente da produção do que o observado em técnicas projetivas verbais ou inventários de autorrelato.

 

Sua atualização ao contexto brasileiro, aprovada em dezembro de 2023, apresenta uma robustez em termos de estudos de fidedignidade e validade dedicados à população brasileira, atribuindo qualidades psicométricas fundamentais ao instrumento e organizando novas formatações acerca de sua padronização, quanto ao processo de aplicação e correção, bem como ampliando a faixa-etária de aplicação, contemplando indivíduos de 06 a 90 anos.

 

Objetivo

Capacitar tecnicamente o profissional para que possa compreender o processo de aplicação e avaliação do teste H-T-P, desenvolvimento seu raciocínio clínico independente de seu contexto de atuação.

 

Público-alvo

Psicólogos(as) e estudantes a partir do 3º ano.

 

Conteúdo programático

UNIDADE 01 – APRESENTAÇÃO DO HTP

Será apresentado o instrumento de modo geral, permitindo ao profissional o primeiro contato com o objetivo do HTP, sua composição em termos de materiais, público-alvo e elementos descritivos.

 

UNIDADE 02 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO HTP

O principal objetivo deste módulo será apresentar uma discussão acerca dos elementos históricos que deram origem ao HTP e expor a fundamentação teórica que o sustenta, visando uma primeira compreensão acerca do conceito de projeção e personalidade.

 

UNIDADE 03 – ESTUDOS PSICOMÉTRICOS

Serão apresentados os estudos psicométricos voltados para a população brasileira, discutindo introdutoriamente o conceito de fidedignidade, validade de construto e validade de critério, permitindo a compreensão inerente a importância destes estudos para a devida qualidade e confiabilidade do HTP.

 

UNIDADE 04 – APLICAÇÃO DO HTP

• PARTE 01 – ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO HTP

Apresentação da padronização para aplicação do HTP conforme àsinstruções presentes em seu manual técnico

 

• PARTE 02 – DRAMATIZAÇÃO DA APLICAÇÃO DOHTP

Simulação de um processo de aplicação do HTP.

 

• PARTE 03 – DISCUSSÕES ACERCA DA APLICAÇÃO DOHTP

Serão discutidos pontossignificativosinerentes ao processo de aplicação do HTP, quanto aos registros que devemos realizar durante a aplicação, a importância do inquérito e o conceito de situação projetiva.

 

UNIDADE 05 – PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS

Serão discutidos os princípiosinterpretativosinerentes ao processo de correção e interpretação do HTP, conforme sua divisão apresentada no manual técnico e que segue abaixo:

PARTE 01 – PERSPECTIVA ADAPTATIVA

PARTE 02 – PERSPECTIVA EXPRESSIVA

PARTE 03 – PERSPECTIVA PROJETIVA

 

UNIDADE 06 – PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO

Será apresentado o protocolo de avaliação e como devemos utilizá-lo de modo adequado, permitindo uma avaliação coesa e robusta, evitando interpretações simplistas e estereotipadas. O protocolo em si está dividido em duas partes, sendo a primeira vinculada as características do desenho e a segunda os agrupamentos de tais características denominados de eixos interpretativos.

 

UNIDADE 07 – DISCUSSÃO DE CASO CLÍNICO

Neste último módulo, será apresentado um recorte de caso clínico com intuito de explorarmos as interpretações inerentes ao teste HTP

 

Diferenciais

Dramatização da Aplicação do Teste.

 

Carga Horária

12 horas

 

Sobre o professor

Prof. Esp. Felipe Gonçalves de Melo - Psicólogo CRP 06/140658

Graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG (Instituto de Pós-graduação). Docente no ensino superior vinculado as áreas correlatas à Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico.

 

Acesso ao curso

Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.

** O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.

*** Curso totalmente on-line:

• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;

•  Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;

• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);

• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;

•  O curso não contempla materiais impressos.

**** Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.

Caso seja estudante e tenha interesse em realizar o curso, favor entrar em contato pelo telefone 11 3146-0333 ou pelo e-mail: cursos@vetoreditora.com.br.

 

 


 

 

Coleção HTP

O HTP (House, Tree, Person) é uma técnica projetiva gráfica de base psicodinâmica restrita a psicólogos e voltada à investigação da personalidade.

 

Trata-se de uma técnica de fácil compreensão para indivíduos de diferentes níveis de escolaridade e menos sujeita ao controle consciente da produção quando comparada a técnicas projetivas verbais ou inventários de autorrelato. O manual técnico possui mais de 50 exemplos de desenhos que servem como referência pedagógica para os avaliadores.

 

Contexto de utilização

É utilizado nas mais variadas áreas de atuação do psicólogo, como no contexto clínico, escolar, em processos seletivos ou em avaliações psicológicas diversas (ex.: trânsito, concessão de porte de arma e psicossocial).

 

Aplicação

Individual e presencial. São solicitados três desenhos ao examinando, cada um em uma folha de papel sulfite separada. Pode ser aplicado em indivíduos de 6 a 90 anos de idade, sem restrições.

 

Avaliação

A casa, a árvore e a pessoa são representações (conscientes ou não) da imagem que o indivíduo tem de si. Os desenhos são analisados a partir das perspectivas adaptativa (adequação à tarefa), expressiva (estilo próprio do sujeito) e projetiva (aspectos psicodinâmicos). A análise dos desenhos dispensa normas por se tratar de técnica projetiva gráfica. O foco é a compreensão do indivíduo em sua singularidade.
 

 


 

Livro: Formas Lúdicas de Investigação em Psicologia

Este livro diz respeito ao Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E), Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (DF-E) e Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema (D-E com Tema). Não são testes psicológicos, e sim técnicas de investigação da personalidade, que auxiliam o psicólogo no aprofundamento da compreensão clínica e não clínica. São utilizadas especialmente no Diagnóstico Psicológico e na Psicoterapia, destinando-se a pessoas de todas as idades.

Docente

Felipe Gonçalves de Melo

 






 

 


Autoras | Teste HTP

Leila Salomão de la Plata Cury Tardivo

Maria Cecilia de Vilhena Moraes

Adele de Miguel Marques

Silésia Maria Veneroso Delphino Tosi

 

Autor | Livro Formas Lúdicas de Investigação em Psicologia

Walter Trinca

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!