Login
Ainda não tem cadastro na Vetor Editora?
Cadastre-se aquiCarrinho
Neste curso, será dada a fundamentação teórica e metodológica para a compreensão da aplicação, ao registro, pontuação e interpretação do TDE II para o exame do tripé da aprendizagem – escrita, matemática e leitura – nos contextos individual e coletivo, clínico e educacional, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Instrumentalizar psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da saúde e da educação em geral a usarem o TDE II como uma ferramenta de mapeamento da aprendizagem de habilidades básicas da escrita, da aritmética e da leitura, em seu máximo potencial de aplicabilidade.
• Abordar os critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem, a partir do contínuo de dificuldades de aprendizagem;
• Instrumentalizar profissionais e estudantes quanto aos padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita e Aritmética do TDE II, modalidade coletiva, em crianças e adolescentes do 4º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental;
• Histórico do TDE ao TDE II
• Objetivos do TDE
• Conceito de aprendizagem escolar: leitura escrita matemática (aritmética)
• Que estudos foram feitos
• Para que eles servem na prática
• Compreensão dos itens e dos critérios por trás dos itens para uma mais produtiva e completa análise das respostas
• Critérios Diagnósticos
• O uso do TDE II neste contexto de diagnóstico
• Aplicação real
• Registro
• Pontuação
• Interpretação
• Aplicação real
• Registro
• Pontuação
• Interpretação
• Aplicação real
• Registro
• Pontuação
• Interpretação
• Aplicação real em uma turma de reforço
• Registro
• Pontuação
• Interpretação
04h*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
***Curso totalmente on-line:
• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
• Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
• O curso não contempla materiais impressos.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
Caso seja estudante e tenha interesse em realizar o curso, favor entrar em contato pelo telefone 11 3146-0342 | 11 3146-0333 ou pelo e-mail: cursos@vetoreditora.com.br.
O TDE II foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do ensino fundamental. Pode ser aplicado, tanto em demandas de mapeamento da aprendizagem escolar no desenvolvimento típico quanto no atípico.
A partir desse mapeamento, estratégias promotoras de leitura, de escrita, de raciocínio quantitativo e de cálculos poderão ser mais efetivamente selecionadas e aplicadas tanto no contexto clínico quanto no educacional, tornando o desenvolvimento mais bem-sucedido e diminuindo o impacto no cotidiano de dificuldades ou de transtornos específicos de aprendizagem.
Indicado para Gestores e servidores de Secretarias Municipais Estaduais de Educação, professores das redes pública e privada do ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, psiquiatras e neuropsicólogos e pesquisadores de áreas relacionadas à Saúde e à Educação.
Apresenta padrões normativos dos três subtestes para aplicação individual de acordo com o ano escolar e o tipo de escola (pública ou privada), incluindo tempo de execução, assim como padrões normativos para aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética do 4º ao 9º ano escolar, de acordo com o tipo de escola (pública ou privada).
O TDE II tem por objetivo avaliar habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética podendo ser utilizado não apenas como uma triagem universal do processo de aprendizagem desses três domínios do desempenho escolar, mas também como instrumento de avaliação ou como parte de uma bateria de instrumentos com fins diagnósticos e clínicos de planejamento e intervenções clínico-educacionais.
Crianças do 1º ao 9º anos do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas.
Aplicação individual dos subtestes de escrita, leitura e aritmética. Aplicação coletiva dos subtestes de escrita e aritmética.