Combo - Teste Gestáltico Visomotor de Bender & Escala de Desregulação Emocional
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Combo - Curso EAD + Coleção Bender + Coleção EDE-A EDE-IJ
Teste de Bender e Escalas de Desregulação Emocional: teoria, aplicação e interpretação
Neste curso, você será convidado a conhecer dois instrumentos psicológicos amplamente utilizados na prática clínica: o Teste Gestáltico Visomotor de Bender e as Escalas de Desregulação Emocional.
O primeiro instrumento, Teste Gestáltico Visomotor de Bender, tem como propósito avaliar a maturidade percepto motora de crianças, entre 6 e 10 anos, por meio da realização de dez desenhos. Enquanto as Escalas de Desregulação Emocional visam avaliar o processo de desregulação emocional frente a eventos que geram tristeza, bem como as estratégias de regulação emocional realizadas em diferentes faixas etárias. A versão infantojuvenil (EDE-IJ) é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, enquanto a versão adulta (EDE-A) é voltada para indivíduos de 18 a 59 anos.
Ao longo desse curso serão abordadas as principais características, diferenciais, aplicações, correções e interpretações de ambos os instrumentos, proporcionando uma melhor compreensão para suas utilizações na prática profissional.
Para quem é direcionado o curso?
Psicólogos(as) e estudantes a partir do 7º semestre.
Qual é o objetivo do curso?
• Apresentar o Teste Gestáltico Visomotor de Bender, destacando sua finalidade na avaliação da maturidade perceptomotora.
• Introduzir as Escalas de Desregulação Emocional (EDE-A e EDE-IJ), evidenciando sua importância e objetivos voltados à avaliação dos processos de desregulação emocional e estratégias de regulação em diferentes faixas etárias (infantojuvenil e adulta).
• Detalhar as principais características e diferenciais de cada instrumento, bem como suas especificidades e contextos de aplicação.
• Ensinar os procedimentos corretos para a aplicação, correção e interpretação dos resultados dos testes, garantindo o uso adequado e ético dos instrumentos.
O que vou aprender?
• Aula 01 – Apresentação
• Aula 02 – Teste Gestáltico Visomotor de Bender
• Aula 03 – Características e diferenciais do B-SPG
• Aula 04 – Correção e Interpretação do B-SPG
• Aula 05 – Escala de Desregulação Emocional
• Aula 06 – Aplicação, Correção e Interpretação da EDE-A e da EDE-IJ
• Aula 07 – Considerações Finais
Carga horária: 2h*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
Sobre a docente
Ana Paula Porto Noronha - Possui licenciatura e graduação em Psicologia (1990), Mestrado em Psicologia Escolar (1995) e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia (2020). Estágio pós-doutoral na Universidade do Minho, Portugal (2022). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco desde 2001.
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, construção de instrumentos, formação profissional, orientação profissional e psicologia positiva. Foi presidente da Associação Brasileira de Editores Científicas em Psicologia (AbeciPsi) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), coordenou GTs na ANPEPP, editou periódicos científicos e é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq – 1A.
Política de compra e cancelamento
Cancelamento
Em todas as compras o cliente tem direito, com base na Lei de Arrependimento prevista no Código do Consumidor, ao arrependimento de compra no prazo de 7 dias e ao reembolso do pagamento.
Acesso ao curso
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvidas e interação com o professor.
O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 1 ano.
Curso totalmente on-line:
• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
• Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
• O curso não contempla materiais impressos.
Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
O B-SPG-rev Teste Gestáltico Visomotor De Bender - Versão Revisada é o único instrumento aprovado pelo CFP desenvolvido especificamente para avaliar a maturidade perceptomotora em crianças, sendo altamente relevante para investigações clínicas e educacionais.
Para que serve o B-SPG-rev?
O teste analisa a capacidade da criança de perceber e reproduzir estímulos visuais, considerando precisão, forma e qualidade dos traços. Os resultados fornecem dados importantes sobre:
• Desenvolvimento cognitivo e perceptomotor
• Níveis de maturidade para aprendizagem escolar
• Associação com inteligência geral (Fator G)
Além disso, o B-SPG-rev permite ao psicólogo formular hipóteses clínicas detalhadas, com base na análise gráfica do desempenho infantil.
Em quais contextos pode ser utilizado?
O B-SPG-rev pode ser utilizado exclusivamente por psicólogos em:
• Avaliações clínicas e neuropsicológicas
• Triagens escolares e psicopedagógicas
• Investigação de atrasos ou precocidade no desenvolvimento gráfico e perceptual
Qual é o público-alvo?
Crianças a partir dos 6 anos de idade, em fase de alfabetização, especialmente aquelas inseridas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
Como funciona a aplicação?
A aplicação é presencial, podendo ocorrer de forma individual ou coletiva:
• Individual: com uso dos cartões físicos de estímulos gráficos;
• Coletiva: por meio de projeção dos modelos, via Plataforma VOL Vetor Online.
O tempo médio de aplicação é de 15 minutos, sem limite fixo.
Como é feita a avaliação?
Cada desenho é pontuado apenas quando contém erros de reprodução. Quanto maior a pontuação, menor o desempenho. A correção considera:
• Escalas de quartis e percentis,
• Normas por idade e região,
• Tabela descritiva por figura, que favorece análise refinada e comparativa.
Quais são os diferenciais?
• Único instrumento voltado à maturidade perceptomotora infantil
• Permite análise qualitativa e quantitativa dos desenhos
• Compatível com investigação de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo
• Sensível às diferenças por faixa etária
• Normatizado para a realidade brasileira
As escalas EDE-A e EDE-IJ para avaliação de regulação emocional
As escalas EDE-A (versão adultos) e EDE-IJ (versão infantojuvenil) são instrumentos psicológicos criados para avaliar estratégias de regulação emocional diante de eventos que provocam tristeza, permitindo identificar níveis de desregulação emocional em diferentes faixas etárias.
Para que servem as escalas EDE-A e EDE-IJ?
Ambas as versões são multidimensionais e foram desenvolvidas no Brasil, com foco na realidade da população brasileira. A EDE-IJ (10 a 17 anos) avalia estratégias relacionadas a:
• Paralisação
• Pessimismo
• Estratégias adequadas
Já a EDE-A (18 a 59 anos) acrescenta um quarto fator:
• Agressividade
Essas escalas são úteis para compreender como indivíduos lidam com emoções negativas e fornecem dados que apoiam o trabalho clínico e preventivo.
Em quais contextos podem ser utilizadas?
Exclusivas para psicólogos, as escalas podem ser aplicadas em diferentes áreas:
• Clínica/saúde mental
• Escolar/educacional
• Organizacional e do trabalho
• Jurídica e psicossocial
• Psicopedagogia e neuropsicologia
A desregulação emocional está relacionada a quadros como depressão, distimia e comportamento suicida, o que reforça a importância de sua avaliação em diversos contextos.
Como funciona a aplicação?
• Aplicação autoadministrada, individual ou coletiva
• Formato papel e lápis (para ambas) ou online pela Plataforma VOL(apenas para EDE-A)
• Pode ser acompanhada por leitura do aplicador, se necessário
• Duração estimada de 10 a 20 minutos
A aplicação deve garantir que todas as questões sejam respondidas.
Como é feita a avaliação?
A correção pode ser:
• Manual, utilizando folha de resposta
• Digital, via Plataforma VOL (para EDE-A)
A interpretação segue quatro faixas de escore:
• Baixo: estratégias mais saudáveis
• Médio-baixo e médio-alto: regulação emocional oscilante
• Alto: uso predominante de estratégias disfuncionais
Essas faixas auxiliam na identificação do nível de dificuldade emocional e norteiam intervenções clínicas ou educativas.
Quais são os diferenciais?
• Primeiras escalas brasileiras voltadas à desregulação emocional em diferentes idades
• Itens desenvolvidos com base na realidade sociocultural brasileira
• Rápida aplicação e fácil compreensão
• Versatilidade de uso em diversos contextos psicológicos
• Apoio ao desenvolvimento de estratégias mais saudáveis de enfrentamento emocional