Compreensão da Leitura: processos cognitivos e estratégias de ensino
R$ 101,65 no Pix
ou R$ 107,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-950-6
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Paginas: 196
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2019
Os capítulos do livro tratam da compreensão leitora, que diz respeito à atribuição de significado ao registro escrito e resulta da interação de vários elementos referentes ao leitor, ao texto e ao contexto em que a interação ocorre.
Sob essas premissas, este volume aborda os processos cognitivos, características do leitor, e as estratégias de ensino que contribuem para o desenvolvimento dessa competência, desde a sua aprendizagem inicial a leitura proficiente.
Sandra Regina Kirchner Guimarães
Fraulein Vidigal de Paula
Prefácio (pág. 07)
Apresentação (pág. 11)
1. Compreensão de textos e seus processos: para uma didática da compreensão (pág. 17)
• Antonio Roazzi, Luciana Hodges, Alena Nobre
2. O modelo simples de leitura revisitado (pág. 41)
• Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
3. Níveis de compreensão da leitura: Pressupostos teóricos e implicações pedagógicas (pág. 53)
• Sylvia Domingos Barrera, Maria José dos Santos
4. Fluência em leitura e compreensão de textos: implicações para a sala de aula (pág. 69)
• Maria Tarciana de Almeida Barros, Alina Galvão Spinillo
5. O modo como se lê: a prosódia na leitura e na compreensão de textos (pág. 89)
• Fraulein Vidigal de Paula, Flaviana Veríssimo, Ana Luiza Navas
6.O processo de ensino--aprendizagem da compreensão leitora: o papel do vocabulário e das habilidades morfológicas (pág. 107)
• Sandra Regina Kirchner Guimarães, Magaly Quintana Pouzo Minatel, Terezinha das Graças Laguardia Oliveira
7. Mediação docente e aprendizagem da compreensão de leitura em sala de aula no ensino fundamental (pág. 135)
• Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Eline de Melo Santos
8. O ensino explícito da compreensão: os tipos e objetos de inferência (pág. 157)
• Dalva Maria Alves Godoy, Elaine Doroteia Hellwig Braz, Márcia Martins dos Passos
9. Ensinar a compreender: perspectivas e propostas (pág. 175)
• Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda Ribeiro, Sandra Santos, Irene Cadime
10. Transtornos de aprendizagem da leitura (pág. 197)
• Jane Correa, Imira Fonseca, Paula Dias
11. Engajamento escolar e compreensão de leitura (pág. 219)
• Francis Ricardo dos Reis Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo Justi, Maria Abigail Aguilar Quirin, Malu Egídio da Silveira