icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_916bb94d-f935-4245-ac8a-b0e843c0938f
image_efea0f08-f9c4-4e56-801a-4c175607dadc
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Compreensão da Leitura: processos cognitivos e estratégias de ensino

SKU 004862

0 avaliações de clientes

R$ 101,65 no Pix

ou R$ 107,00 no boleto

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • Tema: Aprendizagem
  • ISBN: 978-85-7585-950-6
  • Tamanho: 16 x 23 cm
  • Paginas: 196
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano de Publicação: 2019

Os capítulos do livro tratam da compreensão leitora, que diz respeito à atribuição de significado ao registro escrito e resulta da interação de vários elementos referentes ao leitor, ao texto e ao contexto em que a interação ocorre.

Sob essas premissas, este volume aborda os processos cognitivos, características do leitor, e as estratégias de ensino que contribuem para o desenvolvimento dessa competência, desde a sua aprendizagem inicial a leitura proficiente.

Sandra Regina Kirchner Guimarães

Fraulein Vidigal de Paula

Prefácio (pág. 07)

 

Apresentação (pág. 11)

 

1. Compreensão de textos e seus processos: para uma didática da compreensão (pág. 17)

• Antonio Roazzi, Luciana Hodges, Alena Nobre

 

2. O modelo simples de leitura revisitado (pág. 41)

• Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

 

3. Níveis de compreensão da leitura: Pressupostos teóricos e implicações pedagógicas (pág. 53)

• Sylvia Domingos Barrera, Maria José dos Santos

 

4. Fluência em leitura e compreensão de textos: implicações para a sala de aula (pág. 69)

• Maria Tarciana de Almeida Barros, Alina Galvão Spinillo

 

5. O modo como se lê: a prosódia na leitura e na compreensão de textos (pág. 89)

• Fraulein Vidigal de Paula, Flaviana Veríssimo, Ana Luiza Navas

 

6.O processo de ensino--aprendizagem da compreensão leitora: o papel do vocabulário e das habilidades morfológicas (pág. 107)

• Sandra Regina Kirchner Guimarães, Magaly Quintana Pouzo Minatel, Terezinha das Graças Laguardia Oliveira

 

7. Mediação docente e aprendizagem da compreensão de leitura em sala de aula no ensino fundamental (pág. 135)

• Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Eline de Melo Santos

 

8. O ensino explícito da compreensão: os tipos e objetos de inferência (pág. 157)

• Dalva Maria Alves Godoy, Elaine Doroteia Hellwig Braz, Márcia Martins dos Passos

 

9. Ensinar a compreender: perspectivas e propostas (pág. 175)

• Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda Ribeiro, Sandra Santos, Irene Cadime

 

10. Transtornos de aprendizagem da leitura (pág. 197)

• Jane Correa, Imira Fonseca, Paula Dias

 

11. Engajamento escolar e compreensão de leitura (pág. 219)

• Francis Ricardo dos Reis Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo Justi, Maria Abigail Aguilar Quirin, Malu Egídio da Silveira

 

Sobre os autores (pág. 235)

Opniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!