Login
Ainda não tem cadastro na Vetor Editora?
Cadastre-se aquiCarrinho
O objetivo desse curso é capacitar os profissionais de saúde que atendem adolescentes de 10 aos 18 anos para aplicar estratégias que auxiliem os pais e os jovens a navegarem no ambiente digital de maneira segura e informada. Nele vamos explorar o papel complexo e multifacetado das redes sociais na vida dos adolescentes, enfocando os desafios, oportunidades e os riscos inerentes à saúde mental, incluindo exposição a conteúdo impróprio, cyberbullying e a possibilidade de dependência.
A ênfase será dada à adaptação do uso e das funcionalidades das redes sociais ao desenvolvimento cognitivo e social dos jovens, enfatizando a importância de desenvolver competências para um uso seguro, equilibrado e consciente das redes sociais, bem como no desenvolvimento da habilidade de "Alfabetização em Mídias Sociais”, conforme preconizado internacionalmente pela American Psychological Association. Por fim, iremos discutir o papel crucial dos pais ou responsáveis na supervisão e orientação do uso das redes sociais pelos adolescentes.
Estudantes e profissionais de saúde como neuropsicólogos, psicólogos, pediatras, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiólogos e psicopedagogos.
• Do mIRC ao TikTok - histórico e desenvolvimento das redes sociais;
• Evolução tecnológica e seu impacto no uso das redes sociais;
• A capilarização da tecnologia móvel e o boom da interação online.
• O papel das redes sociais na vida dos adolescentes contemporâneos;
• Benefícios, malefícios e riscos associados ao uso das redes sociais;
• Efeitos das redes sociais sobre a saúde mental dos adolescentes;
• Vida Offline x Vida Online x Vida Híbrida: como cada uma tem seu lugar e hora.
• Redes sociais e suas relações com as características do desenvolvimento humano em adolescentes;
• Habilidades técnicas, sociais e cognitivas relacionadas ao bom uso das redes sociais;
• Conciliando vida online e offline;
• Os erros na glorificação do trabalho online;
• Autoavaliação do uso problemático das redes sociais.
• Supervisão e orientação ativa: o papel dos responsáveis no dia a dia.
Pedagogo, pós-graduado em pedagogia, bacharel em engenharia elétrica e eletrônica, com mais de 10 anos de experiência como professor e especialista em tecnologias.
Fundador e CEO da Metacognitiv e Pós-doutorando do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria e Data Science. É autor e adaptador de testes psicológicos, neuropsicológicos e intervenções em Saúde Mental. Atua com pesquisas na área de aplicação de tecnologias da informação no segmento da saúde e educação, com foco no uso de jogos digitais para intervenção e identificação de perfis de saúde mental.
*Certificado ao final do curso com carga horária de 6 horas, mediante a presença nos dias e horários agendados;
**Esse curso NÃO será gravado;
***Em caso de desistência será devolvido apenas 70% do valor pago;
***A turma será realizada apenas com o atingimento do quórum mínimo, sujeita a cancelamento prévio.