Curso EAD - Testes G-36, G-38, TI, R-2 e Teste dos Cubos
R$ 132,05 no Pix
ou R$ 139,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
Testes para Avaliação da Inteligência: G-36, G-38, TI, R-2 e Teste dos Cubos
Sobre o Curso:
Nesse curso, você será introduzido a diferentes instrumentos utilizados na avaliação da inteligência, entre eles os testes G-36, G-38, TI, R-2 e o Teste dos Cubos. Com a condução da professora Dra. Monalisa Muniz, serão apresentados os fundamentos teóricos sobre o conceito e as teorias da inteligência, bem como as características, objetivos, público-alvo, contextos de utilização e procedimentos de aplicação, correção e interpretação de cada teste. O curso também aborda exemplos práticos e demonstra o uso da plataforma VOL para aplicação e correção informatizada dos instrumentos.
Para quem é direcionado o curso?
Psicólogos(as) e estudantes a partir do 7º semestre.
Carga horária
2h*
*Horas calculadas a partir do número de atividades, que podem incluir leitura de artigos, slides, textos de apoio, exercícios e vídeos
Qual é o objetivo do curso?
- Compreender o conceito de inteligência e reconhecer as principais teorias da inteligência.
- Conhecer os objetivos, público-alvo e contextos de utilização dos instrumentos G-36, G-38, TI, R-2 e Teste dos Cubos.
- Aplicar adequadamente cada um dos testes, considerando seus formatos e procedimentos específicos.
- Realizar a correção e interpretação dos instrumentos, incluindo as análises quantitativas e qualitativas.
- Reconhecer os cuidados éticos e técnicos envolvidos no uso de testes psicológicos.
- Utilizar a plataforma VOL para aplicação e correção informatizada dos testes G-36 e G-38.
O que vou aprender?
Aula 01 – Apresentação
Nesta primeira aula, a professora Dra. Monalisa Muniz irá apresentar os instrumentos que serão estudados ao longo do curso. Além disso, fará uma breve introdução sobre a fundamentação teórica desses testes, abordando o conceito de inteligência e as teorias da inteligência. Por fim, compartilha orientações e dicas essenciais sobre os cuidados necessários na Avaliação Psicológica e no uso de testes.
Aula 02 - Teste G-36 e G-38
Nesta aula, você compreenderá os objetivos, público-alvo, contextos de utilização e formatos de aplicação dos testes G-36 e G-38, além de aprender as orientações práticas para aplicação coletiva e individual, correção e interpretação, contemplando tanto a análise quantitativa quanto qualitativa desses instrumentos. Além disso, será apresentada a forma de utilização na plataforma VOL para correção informatizada.
Aula 03 – Teste de Inteligência (TI)
Aqui, você será introduzido ao Teste de Inteligência (TI) e conhecerá seus objetivos, público-alvo, contextos de utilização e formatos de aplicação. Também receberá as orientações para aplicação, correção e interpretação dos instrumentos, acompanhados de um exemplo prático.
Aula 04 – Teste Não-Verbal de Inteligência para Crianças (R-2)
Nesta aula, você aprenderá sobre Teste Não-Verbal de Inteligência para Crianças (R-2) e conhecerá seus objetivos, público-alvo, contextos de utilização e formatos de aplicação. Também receberá orientações detalhadas para a aplicação, correção e interpretação do instrumento, contemplando tanto a análise quantitativa quanto a qualitativa, com o apoio de um exemplo prático.
Aula 05 – Teste dos Cubos
Aqui, você vai explorar o Teste dos Cubos, compreendendo seus objetivos, para quem ele é indicado e em quais situações pode ser utilizado. Também aprenderá como aplicá-lo, corrigi-lo e interpretar seus resultados.
Aula 06 – Aplicação e Correção Online G-38 e G-36
Na última aula, você receberá o passo a passo para aplicação e correção informatizada, pela plataforma VOL, dos testes G-38 e G-36.
Docente
Monalisa Muniz Nascimento
Doutora (2008) e Mestre (2006) em Psicologia, área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco, tendo graduação em Psicologia por essa mesma Universidade. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP de 2002 a 2008, tendo o apoio desta instituição na Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é Professora Adjunto 4 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar atuando na graduação e na Pós-Graduação em Psicologia-PPGPsi, e é pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição-LADHECO e vice-líder do Grupo de Pesquisa Inteligência Emocional. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar (gestão 2023-2025), Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar (gestão 2021-2023) e membro da Comissão Própria de Avaliação da UFSCar (2021-atual). É membro da gestão do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica-IBAP (2009-2011; 2011-2013; 2013-2015; 2015-2017; 2017-2019/Presidente; 2019-2021, 2021-2023/Conselho Deliberativo; 2023-2025), membro do Grupo de Trabalho "Pesquisa em Avaliação Psicológica" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, foi conselheira titular do Conselho Regional de Psicologia da região 06-

