icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_c4babb2d-f026-4717-ac51-16a6cd43b614
image_18b112d1-2904-498b-8b86-45c05de40f7f
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Desenvolvimento Socioemocional de Superdotados

SKU 005045

0 avaliações de clientes

R$ 147,25 no Pix

ou R$ 155,00 no boleto

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • TemaAprendizagem
  • ISBN: 978-65-5374-254-3
  • Dimensões: 16 x 23 cm
  • Peso: 425 gramas
  • Páginas: 727
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano de Publicação: 2025

Desenvolvimento Socioemocional de Superdotados: Uma Perspectiva Internacional

Esta obra oferece uma análise abrangente e fundamentada sobre os aspectos socioemocionais que permeiam a experiência de alunos superdotados, tema ainda pouco explorado na literatura especializada. Com contribuições de pesquisadores de diferentes países, o livro propõe um olhar integrado, que combina teoria sólida, evidências científicas e práticas educacionais aplicadas.

 

Mais do que identificar talentos cognitivos, o conteúdo busca compreender os desafios emocionais e sociais enfrentados por esses estudantes em diferentes contextos culturais. A proposta é ampliar a compreensão dos profissionais que atuam com o público de altas habilidades — educadores, psicólogos, gestores e pesquisadores — oferecendo subsídios para intervenções mais sensíveis, eficazes e baseadas em evidências.

 

O diferencial desta publicação está na abordagem aprofundada dos aspectos afetivos e relacionais dos superdotados, com foco na construção de ambientes escolares e familiares que promovam o desenvolvimento integral desses indivíduos. Além disso, traz relatos e estratégias de aplicação internacional, ampliando o repertório profissional de quem atua diretamente com essa população.

 

Com leitura acessível e conteúdo rigoroso, este livro se posiciona como referência para quem busca compreender e apoiar o desenvolvimento emocional de superdotados com consistência e responsabilidade.

Fernanda Hellen Ribeiro Piske

Tatiana de Cássia Nakano

Ramón García Perales

Alberto Rocha e Tania Stoltz

Prefácio (pág. 7)

Introdução (pág. 9)

1. Apoiando as necessidades sociais e emocionais de alunos superdotados: o impacto da política sobre serviços escolares para estudantes nos Estados Unidos (pág. 17)

Wendy Behrens

 

2. Explorando as influências da escola e da família no desenvolvimento afetivo de adolescentes diversamente superdotados: um estudo retrospectivo em contexto australiano (pág. 31)

Penina Kiss
Bronwyn MacLeod

 

3. Fontes de desajustamento socioemocional de pessoas superdotadas no contexto polonês (pág. 71)

Katarzyna Martowska

 

4. A espera de alunos superdotados em salas de aula regulares no contexto austríaco (pág. 103)


Sara Hinterplattne
Marca Wolfensberger

Barbara Sabitzer

Zsolt Lavicza
Markus Hohenwarter

 

 

5. Reflexões e desafios na investigação sobre inteligência emocional em altas habilidades: como otimizar seu desenvolvimento em sala de aula no contexto espanhol (pág. 121)

Mercedes Ferrando
Lola Prieto
Carmen Ferrándiz

 

6. Desenvolvimento socioemocional e autoestima de alunos superdotados: o caso da Eslovênia (pág. 147)

Mojca Kukanja Gabrijelcic
Nina Holešek
Maruška Željeznov Senicar
Polonca Pangrcic

 

7. Caracterização socioemocional de alunos com elevadas capacidades intelectuais: contextualização no ambiente educativo português (pág. 167)

Ramón García Perales
Alberto Rocha
María González-Sánchez

 

8. Desenvolvimento e intervenção social e emocional em estudantes taiwaneses: uma análise baseada no modelo de atenção ao desenvolvimento proativo de Peterson (modelo PPDA) (pág. 189)

Chia-Chao Li
Hsiu-Ping Yu
Enyi Jen

 

9. Questões socioemocionais de crianças superdotadas no México (pág. 203)

Pedro Sánchez Escobedo
Grecia Emilia Ortiz Coronel

 

10. O desenvolvimento socioemocional de crianças superdotadas no Brasil (pág. 219)

Fernanda Hellen Ribeiro Piske
Tatiana de Cássia Nakano

 

11. Desenvolvimento emocional de pessoas com altas habilidades: revisão global e específica do contexto argentino (pág. 237)

Paula Irueste
Ailen Saco
Candelaria Tomasini

 

Sobre os autores (pág. 259)

Tania Stoltz

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!