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Devido à alta procura prorrogamos o prazo de inscrições até 4 de maio.
Profissionais de Saúde e com conhecimentos básicos em Neuropsicologia.
O curso de extensão contará com aulas síncronas ao vivo, promovendo maior interação entre alunos e professores. As aulas serão mensais, com duração de 6 horas cada, sempre aos sábados.
Mês | Aulas | Horário |
Abril | 13/abr | 9h às 12h e 13h às 16h |
Maio | 4/maio | 9h às 12h e 13h às 16h |
Junho | 8/jun | 9h às 12h e 13h às 16h |
Julho | 6/jul | 9h às 12h e 13h às 16h |
Agosto | 3/ago | 9h às 12h e 13h às 16h |
Setembro | 14/set | 9h às 12h e 13h às 16h |
Outubro | 5/out | 9h às 12h e 13h às 16h |
Novembro | 23/nov | 9h às 12h e 13h às 16h |
• 48 horas de duração.
• 6 horas para cada encontro (8 encontros).
• Todas as aulas serão síncronas.
• Os encontros acontecerão aos sábados.
Não se preocupe! Disponibilizaremos as gravações de todas as aulas por dois meses após o término do curso (até 23/01/2025), para que você tenha acesso ao conteúdo.
**Esse prazo não poderá ser prorrogado.
*** Gravações disponíveis até 23/01/2025.
Ao final do curso, você receberá um certificado digital Vetor/Metacognitiv, com a carga horária de 48 horas.
Para receber o certificado, o aluno terá de participar de 75% das aulas ao vivo.
O cancelamento da inscrição poderá ser solicitado pelo participante via e-mail, no endereço: cursos@vetoreditora.com.br a qualquer momento, e seguirá as seguintes regras de reembolso:
• Entre os dias 21 de fevereiro e 31 de março de 2024: Reembolso da taxa de inscrição, descontando 50% do valor referente à taxa administrativa.
• Após o dia 1º de abril de 2024: sem reembolso.
Os reembolsos serão realizados em até 15 dias após a solicitação.
Nas aulas ao vivo, faremos dois sorteios de materiais relacionados à temática da aula.
Participarão do sorteio somente os alunos que estiverem presentes na aula.
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento, como os Transtornos de Aprendizagem, TDAH, Transtorno do Espectro do Autismo, entre outros, são um grupo de condições que tem início precoce no período de desenvolvimento e é caracterizado por uma variedade de déficits que vão desde limitações muito específicas de aprendizagem, ou o controle de funções executivas, a prejuízos globais das habilidades sociais ou da inteligência.
Em muitos casos, os critérios para um diagnóstico diferencial dependerão dos instrumentos corretos utilizados, tão importante quanto o raciocínio clínico.
Ao realizar a avaliação neuropsicológica, o profissional encontra no Brasil uma variedade de instrumentos que podem ser utilizados, mas o diagnóstico diferencial depende de qual instrumento utilizar ou qual não utilizar, pois: a) a bateria extensa e pouco útil é um erro comum no processo de avaliação; b) de extrema relevância é a fase do desenvolvimento (primeira infância, idade escolar, adolescência) da criança; c) evitar outros problemas comuns na interpretação dos resultados, como efeitos de fadiga, de desatenção entre outros.
Assim, neste curso, serão discutidos os instrumentos frequentemente utilizados na clínica infantil e para adolescente para realizar o diagnóstico diferencial nos principais transtornos do neurodesenvolvimento.
** O curso será realizado on-line ao vivo. Após a conclusão de sua inscrição, seus dados serão inclusos na respectiva sala do curso e, um dia antes do início das aulas, você receberá um link para acesso.
*** A turma será realizada apenas com o atingimento do quórum mínimo, sujeita a cancelamento prévio.
• Docente: Profa. Mônica C. Miranda.
• Data: 13/4/2024
• Conteúdo: A entrevista inicial geralmente é feita em um formato padrão, porém é nesse momento que, diante das queixas que vão sendo apresentadas, as hipóteses diagnósticas devem conduzir essa entrevista.
No curso, será discutido como conduzir uma detalhada coleta de informações para as principais hipóteses, como antecedentes gestacionais/parto, desenvolvimento nos primeiros anos de vida, processo de alfabetização, dificuldades cognitivas, distúrbios sensoriais, domínio temporal, conceitual, hábitos, fatores emocionais, de comportamento e as condições da família.
• Docente: Carolina Toledo Piza.
• Data: 4/05/2024
• Conteúdo: Definições e classificações dos Transtornos de Aprendizagem, dificuldades de Aprendizagem versus Transtornos de Aprendizagem; características clínicas e definições dos principais transtornos de aprendizagem (transtorno de leitura, de escrita, da matemática, transtorno de aprendizagem não verbal), quais instrumentos devem ser utilizados para o diagnóstico diferencial dos Transtornos de Aprendizagem.
• Docente: Profa. Mônica C. Miranda.
• Data: 8/6/2024
• Conteúdo: Características clínicas e a neuropsicologia do TDA/H; diagnóstico diferencial do TDA/H; como usar corretamente um protocolo de avaliação neuropsicológica para o diagnóstico do TDA/H.
• Docente: Profa. Larissa Salustiano.
• Data: 6/7/2024
• Conteúdo: Identificando sinais dismórficos que podem evidenciar uma síndrome genética; as principais características clínicas da deficiência intelectual relacionada ou não a uma síndrome genética. E quais instrumentos devem ser usados para diferenciar esses quadros e a variedade de sintomas relacionados.
• Docente: Profa. Patrícia Rzezak.
• Data: 3/8/2024
• Conteúdo: Compreender o perfil multifacetado das crianças/adolescentes com AH/SD, as diferentes expressões do comportamento e das habilidades, a dupla excepcionalidade, erros comuns no processo de avaliação e o diagnóstico diferencial.
• Docente: Profa. Tatiana P. Mecca.
• Data: 14/9/2024
• Conteúdo: Serão abordados as manifestações dos núcleos de dificuldades do TEA, a complexidade do perfil para auxiliar o diagnóstico diferencial e os principais protocolos de avaliação já amplamente preconizados na literatura científica.
• Docente: Profa. Mônica C. Miranda.
• Data: 5/10/2024
• Conteúdo: Definição e características das lesões de natureza não progressiva congênitas (infecções congênitas, displasias e malformação cerebral, anóxia perinatal ou infecções intraútero etc.) e adquiridas (traumatismo crânio-encefálico (TCE), acidente vascular cerebral [AVC] ou neoplasias); características neuropsicológicas; protocolos de avaliação interdisciplinar nos principais quadros de lesão cerebral na infância e quando estes podem estar relacionados a quadros de epilepsias.
• Docente: Profa. Mônica C. Miranda.
• Data: 23/11/2024
• Conteúdo: Será discutida a recente Resolução do Conselho Federal de Psicologia sobre a elaboração de relatórios e laudos, bem como sua diferenciação; como elaborar um relatório de avaliação neuropsicológica na infância e na adolescência para a escola e para o médico; além das recomendações de encaminhamentos.
Larissa Salustiano
Doutoranda e mestre pelo Programa de Pediatria da Universidade de São Paulo (USP). Psicóloga especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Neuropsicóloga na Clínica Luria. Formadora no Projeto pela Primeira Infância (PPI). Membro do Conselho Consultivo da Instituição Casa Hunter. Docente nos cursos de educação e saúde.
Psicóloga, especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica, doutora e pós-doutora pela Faculdade de Medicina da USP-SP, membro da Task Force em Neuropsicologia da Internacional League Against Epilepsy, sócia do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade.
Psicóloga. Doutora com pós-doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento. Professora do Departamento de Saúde Mental e do programa de pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Psicóloga. Neuropsicóloga. Mestra e doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora afiliada na UNIFESP. Fundadora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI). Coordena o Projeto pela Primeira Infância (PPI). É pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.
Psicóloga clínica, neuropsicóloga, instrutora de mindfulness e mestra em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora convidada de Pós-Graduações em Psicopedagogia e Neuropsicologia. Ex-diretora técnica do Instituto ABCD e é uma das fundadoras e coordenadoras do Projeto pela Primeira Infância (Projeto PPI). Sócio-a fundadora da Teepee, consultoria de projetos em saúde e educação.