EAD - PROTEA-R
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Curso EAD - PROTEA-R (Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista).
O Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista é um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil.
O instrumento tem por objetivo rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista em crianças com cerca de 24 a 60 meses de idade. A partir da observação do comportamento infantil, que ocorre por meio de situações de brincadeira livre e semiestruturada, você pode traçar um perfil de comportamento da criança, contemplando suas potencialidades e dificuldades, e indicar a presença, ou não, de risco para Transtorno do Espectro Autista.
Este curso está organizado em sete módulos que apresentam os pressupostos teóricos e empíricos do instrumento, orientações para conduta do avaliador nas entrevistas de anamnese e de devolução, bem como instruções de administração e codificação do Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal
(PROTEA-R-NV), ilustradas pela apresentação de um caso clínico.MÓDULO 1
Sistema PROTEA-R: Apresentação do instrumento e pressupostos teóricos e empíricos
Esse módulo apresenta a estrutura do Sistema PROTEA-R, bem como os pressupostos teóricos e empíricos que embasaram o desenvolvimento desse instrumento.
MÓDULO 2
Entrevista de anamnese
Esse módulo contempla os diferentes aspectos envolvidos na entrevista de anamnese, com foco nas instruções da conduta do avaliador, pautadas no conceito de coparentalidade.
MÓDULO 3
Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV): Apresentação dos itens
Esse módulo apresenta os dezessete itens que compõem o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal. Esses itens estão divididos em três áreas: comportamentos sociocomunicativos; qualidade da brincadeira e movimentos repetitivos e estereotipados do corpo. O objetivo desse protocolo é avaliar os comportamentos envolvidos na interação da criança com o avaliador, bem como a qualidade da brincadeira.
MÓDULO 4
PROTEA-R-NV: Preparação do ambiente, setting de brinquedos e contextos de avaliação
Esse módulo apresenta a preparação do ambiente e os contextos de avaliação envolvidos na administração do PROTEA-R-NV. São abordados aspectos relacionados à adequação do espaço físico e à organização do setting de brinquedos, bem como orientações referentes aos contextos de avaliação contemplados no Protocolo: brincadeira livre e brincadeira semiestruturada.
MÓDULO 5
PROTEA-R-NV: Orientações para conduta do avaliador
Esse módulo apresenta, de forma detalhada, aspectos referentes à administração de uma sessão de avaliação do PROTEA-R-NV, com foco nas orientações de conduta do avaliador.
MÓDULO 6
PROTEA-R-NV: Instruções de codificação e interpretação dos resultados
Esse módulo está dividido em três aulas, nas quais são abordadas instruções de codificação e interpretação dos resultados oriundos do PROTEA-R-NV. A primeira aula contempla as orientações gerais, a segunda aula aborda, especificamente, os itens críticos para identificação de risco para o TEA, por fim, a terceira aula, apresenta um caso clínico para ilustrar a codificação de cada um dos itens do PROTEA-R-NV.
MÓDULO 7
Entrevista devolutiva e elaboração do laudo
Esse módulo apresenta a elaboração do laudo e a entrevista devolutiva. O processo de devolução dos resultados da administração do Sistema PROTEA-R tem como objetivo integrar as informações e observações acessadas ao longo da avaliação e discuti-las com os responsáveis da criança, contemplando, quando for o caso, orientações de encaminhamento para outros profissionais.
Carga Horária
3h*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
Diferenciais
Os cursos abordam todo o processo necessário para fornecer ao aluno a capacidade de utilizar os testes após realizá-lo;
As aulas são ministradas por autores dos testes e/ou especialistas com grande experiência didática.
Acesso ao curso
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
***Curso totalmente on-line:
• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
• Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
• O curso não contempla materiais impressos.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
Caso seja estudante e tenha interesse em realizar o curso, favor entrar em contato pelo telefone 11 3146-0342 | 11 3146-0333 ou pelo e-mail: cursos@vetoreditora.com.br.Dra. Bárbara Backes
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Feevale, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtorno do Desenvolvimento (NIEPED), vinculado à UFRGS, e atua como fonoaudióloga clínica.
Tem Experiência clínica e acadêmica (docente e de pesquisa) na área do Desenvolvimento Sociocomunicativo Infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem, avaliação e intervenção do Transtorno do Espectro Autista, e regressão do desenvolvimento.