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EAD - PROTEA-R

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PROTEA-R - Avaliação Multidisciplinar para TEA

O PROTEA-R é um instrumento multidisciplinar desenvolvido para avaliar a suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças pequenas, especialmente não verbais. Voltado para a sistematização da observação clínica, ele permite identificar precocemente comportamentos associados ao TEA, favorecendo encaminhamentos e intervenções especializadas.

 

Para que serve o PROTEA-R?

O objetivo do PROTEA-R é rastrear sinais precoces de autismo, por meio da análise de:

• Comportamentos sociocomunicativos

• Habilidades pré-linguísticas

• Interações espontâneas e dirigidas durante o brincar

• Respostas a estímulos sociais e ambientais

O instrumento não é diagnóstico, mas direciona o olhar clínico para possíveis riscos no desenvolvimento infantil.

 

Quem pode utilizar o PROTEA-R?

Pode ser aplicado por profissionais com conhecimento em desenvolvimento infantil, como:

• Psicólogos

• Fonoaudiólogos

• Terapeutas ocupacionais

• Psicopedagogos

• Médicos

• Profissionais da educação infantil

Seu uso é indicado em contextos clínicos, educacionais e acadêmicos.

 

Como funciona a aplicação?

• Aplicação: individual

• Idade: crianças de aproximadamente 2 a 5 anos, especialmente não verbais

• Tempo: não possui tempo fixo de aplicação

• Materiais: utiliza entrevistas estruturadas (anamnese e devolutiva) e o Protocolo PROTEA-R-NV (versão não verbal)

• Atividades: envolvem brincadeiras semiestruturadas, organizadas de forma sistemática

 

Como os resultados são avaliados?

A avaliação inclui:

• Pontuação quantitativa: de itens críticos

• Análise qualitativa: do comportamento observado

• Integração: entre as respostas verbais dos cuidadores e os padrões comportamentais da criança

O foco está em identificar indícios relevantes para o encaminhamento precoce e a definição de estratégias de intervenção.

 

Quais são os diferenciais do PROTEA-R?

• Instrumento ideal para avaliação precoce de TEA em crianças não verbais

• Sistematiza o uso do brincar como meio de observação clínica

• Inclui roteiros de entrevistas e guias de interação profissional-criança

• Aplicável em diversos contextos multidisciplinares

Dra. Bárbara Backes 

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Feevale, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtorno do Desenvolvimento (NIEPED), vinculado à UFRGS, e atua como fonoaudióloga clínica.

Tem Experiência clínica e acadêmica (docente e de pesquisa) na área do Desenvolvimento Sociocomunicativo Infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem, avaliação e intervenção do Transtorno do Espectro Autista, e regressão do desenvolvimento.

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