EAD - Teste EMEP
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A EMEP - Escala de Maturidade para Escolha Profissional
A EMEP é uma escala psicológica desenvolvida para avaliar o nível de maturidade de adolescentes e jovens em processo de escolha profissional, identificando quais aspectos estão mais ou menos desenvolvidos nesse momento decisivo da vida.
Para que serve a EMEP?
A EMEP permite identificar o grau de prontidão para a escolha profissional, com base em cinco componentes fundamentais:
• Determinação
• Responsabilidade
• Independência
• Autoconhecimento
• Conhecimento da realidade educativa e socioprofissional
Esses dados subsidiam o planejamento de programas de orientação profissional, além de permitir avaliar sua eficácia ou evolução ao longo do processo.
Em quais contextos pode ser utilizada?
Indicada para:
• Orientação profissional em escolas e clínicas
• Reorientação de carreira
• Projetos de desenvolvimento vocacional
• Avaliação pré e pós-intervenção em programas de escolha profissional
É uma ferramenta prática e objetiva para apoiar jovens em fase de decisão ou redefinição profissional.
Qual é o público-alvo?
• Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
• Jovens que já concluíram o Ensino Médio e ainda estão escolhendo sua profissão
• Universitários em processo de reorientação profissional
Como funciona a aplicação?
• Individual ou coletiva
• Composta por 45 itens, distribuídos entre as cinco subescalas
• Pode ser aplicada presencialmente, em sessões de orientação individual ou em grupo
Como é feita a avaliação?
• A pontuação é quantitativa, baseada na soma de pontos de cada subescala
• As tabelas normativas são organizadas por nível de escolaridade, apresentadas em percentis
• Em casos de reorientação, utiliza-se a norma do 3º ano, com ênfase na comparação intraindividual (pré e pós-intervenção)
Quais são os diferenciais?
• Avalia aspectos comportamentais e cognitivos da escolha profissional
• Apoia a tomada de decisão autônoma e consciente
• Permite identificar níveis específicos de maturidade vocacional
• Facilita o planejamento de intervenções personalizadas
• Instrumento de fácil aplicação, com interpretação clara e direcionada
Kathia Maria Costa Neiva – CRP 06/ 15408
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1982) e Doutora em Psicologia pela Université Paris V (René Descartes) (1990). Ampla experiência como professora universitária e psicóloga, atuando principalmente nas seguintes áreas: orientação profissional, teorias e técnicas de grupo, intervenção psicossocial e pesquisa. Experiência de mais de dez anos como coordenadora de curso de psicologia. Possui várias publicações: livros, artigos, teste psicológico e jogo psicopedagógico.