Educação a Distância e Ensino Remoto
R$ 137,75 no Pix
ou R$ 145,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 9786553742475
- Dimensões: 16 x 23 cm
- Peso: 335 gramas
- Páginas: 208
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2025
Educação a Distância e Ensino Remoto: Ferramentas de Intervenção na Educação
A transformação digital acelerou a demanda por Educação a Distância (EAD) e Ensino Remoto. Porém, muitos profissionais e docentes ainda enfrentam desafios para aplicar métodos eficazes, adotar ferramentas adequadas e seguir as normas legais. Este livro oferece um guia prático e completo, reunindo orientações teóricas, metodológicas e, principalmente, soluções aplicáveis no dia a dia para quem atua na área.
Você encontrará uma análise aprofundada sobre a evolução e a relevância da EAD no Brasil e no mundo, além de estratégias para implementar ferramentas de diagnóstico com evidência científica. Diferente de obras estritamente acadêmicas, este material funciona como um manual objetivo de técnicas e procedimentos, pronto para ser colocado em prática.
Com base em mais de 17 anos de experiência, as organizadoras — Thaís Zerbini e Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade — reúnem métodos testados em pesquisas e aplicados em formações de mestres e doutores na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) a distância. Essa experiência resulta em um recurso valioso para professores, gestores educacionais e profissionais que buscam aprimorar a eficácia de seus programas de ensino online.
Além disso, o livro aponta caminhos para o futuro das tecnologias digitais na educação, apresentando tendências, inovações e a legislação que rege o setor, garantindo que o leitor esteja preparado para as novas demandas e oportunidades da educação conectada.
Thaís Zerbini
Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade
PREFÁCIO (pág. 7)
APRESENTAÇÃO (pág. 9)
• Thaís Zerbini (pág. 9)
• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 9)
1. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS IMPULSIONADORAS DO APRENDER VIA TECNOLOGIAS DIGITAIS (pág. 15)
• Lara Barros Martins (pág. 15)
• Thaís Zerbini (pág. 15)
• Cláudio Gaspar de Mello (pág. 15)
2. A IMPORTÂNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS PARTICIPANTES NO PLANEJAMENTO DE CURSOS OFERTADOS A DISTÂNCIA (pág. 39)
• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 39)
• Thaís Zerbini (pág. 39)
3. GESTÃO DA PERMANÊNCIA: DO ENGAJAMENTO AO FEEDBACK A PROFESSORES E PLANEJADORES ENTRE O PRESENCIAL E O DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (pág. 55)
• Cláudio Gaspar de Mello (pág. 55)
• Lilia Aparecida Kanan (pág. 55)
• Dyjalma Antonio Bassoli (pág. 55)
• Edileine Vieira Machado da Silva (pág. 55)
4. O AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO ON-LINE (pág. 83)
• Lara Barros Martins (pág. 83)
• Elienay Eiko Rodrigues Umekawa (pág. 83)
5. IMPACTO DE AÇÕES EDUCACIONAIS OFERTADAS A DISTÂNCIA NO DESEMPENHO DO ESTUDANTE EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO E TRABALHO (pág. 101)
• Thaís Zerbini (pág. 101)
• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 101)
• Lara Barros Martins (pág. 101)
6. MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E CURSOS OFERTADOS A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? (pág. 125)
• Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade (pág. 125)
• Luciana Mourão (pág. 125)
7. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIAS (pág. 147)
• Fabiana Maris Versuti (pág. 147)
• Marina Greghi Sticca (pág. 147)
• Mayra Antonelli Ponti (pág. 147)
• Rafael Lima Dalle Mulle (pág. 147)
• Cristina Costa-Lobo (pág. 147)
8. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS PARA O TRABALHO E A EDUCAÇÃO (pág. 165)
• Marina Greghi Sticca (pág. 165)
• Francisco Roberto Sanchez Cavalheiro (pág. 165)
9. LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO: UMA ESTEIRA DE ACONTECIMENTOS ENTRE O PRESENCIAL E O DIGITAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (pág. 181)
• Dyjalma Antonio Bassoli (pág. 181)
• Edileine Vieira Machado da Silva (pág. 181)
• Alessandra Fracaroli Perez (pág. 181)