Habilidades Acadêmicas em foco: Estratégias de Avaliação e Interpretação sob a Perspectiva do TDE II - Curso Presencial - São Paulo
R$ 399,00
R$ 303,24 no Pix
ou em até 3x de R$ 106,40
Consulte frete e o prazo de entrega
• Docente: Vanessa Zito
• Data: 27 de Setembro
•Horário: Quarta-feira das 8h às 17h
• Carga horária: 8 horas
• Endereço: Rua do Paraiso, 148 - 15 andar Bairro: Vila Mariana - CEP: 04103-000 - São Paulo - SP
***Caso seja estudante e tenha interesse em realizar o curso, favor entrar em contato pelo telefone 11 3146-0333 ou pelo e-mail: cursos@vetoreditora.com.br
Habilidades Acadêmicas em foco: Estratégias de Avaliação e Interpretação sob a Perspectiva do TDE II
O curso “HABILIDADES ACADÊMICAS EM FOCO: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO TDE II” tem como objetivo capacitar profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação para a avaliação, aplicação, correção (manual e informatizada), interpretação e discussão dos resultados do TDE II – Teste de Desempenho Escolar, 2ª Edição.
Além de apresentar os fundamentos teóricos e técnicos do instrumento, o curso aborda de forma integrada as principais habilidades acadêmicas (leitura, escrita e aritmética), discutindo como identificar dificuldades, analisar o desempenho do estudante e relacionar os resultados a estratégias de intervenção. A proposta é aliar teoria e prática, proporcionando ao profissional um entendimento aprofundado do uso responsável e eficaz do TDE II, promovendo repertório para ampliar o raciocínio clínico diante da complexidade de qualquer caso.
Objetivos do Curso
• Apresentar a fundamentação teórica e as evidências psicométricas do TDE II.
• Explicar os critérios técnicos de aplicação, correção e interpretação dos resultados.
• Demonstrar o uso da correção informatizada e como gerar relatórios interpretativos.
• Discutir casos clínicos com base em situações práticas, promovendo o raciocínio clínico.
• Estimular a análise crítica do instrumento frente às demandas da prática profissional.
Público-alvo
• Psicólogos
• Psicopedagogos
• Pedagogos
• Neuropsicopedagogos
• Graduandos em Psicologia e áreas correlatas
Conteúdo Programático
Módulo 01 – Fundamentação teórica: Habilidades Acadêmicas
• Fundamentos das habilidades acadêmicas: leitura, escrita e aritmética como pilares do desempenho escolar.
• Bases cognitivas e neuropsicológicas das habilidades acadêmicas: atenção, memória, linguagem e funções executivas.
• Fatores que influenciam a aprendizagem: aspectos emocionais, ambientais, pedagógicos e socioeconômicos.
Módulo 02 – Fundamentos teóricos e técnicos do TDE II
• Objetivos do instrumento e áreas avaliadas
• Evidências psicométricas e validade clínica
• Diferenciais do instrumento
Módulo 03 – Aplicação e Correção
• Diretrizes para aplicação
• Correção manual passo a passo
• Correção informatizada: uso do sistema e geração de relatórios
Módulo 04 – Interpretação e Estudo de Caso
• Análise qualitativa e quantitativa dos resultados
• Interpretação prática: elaboração de hipóteses e encaminhamentos
• Discussão de caso e aplicação prática
Desenvolvimento do Conteúdo e Metodologia
• Aula presencial com enfoque na aplicabilidade do instrumento
• Aplicação e correção do TDE II
• Uso da correção informatizada
• Discussão de caso clínico
Diferenciais
• Sorteio de 1 Coleção TDE II - Teste de Desempenho Escolar 2ª Edição
• Desconto de 30% em materiais Vetor no dia do curso
Docente
Profa. Vanessa Zito – Pedagoga e Psicopedagoga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, com especialização em Tendências Emergentes na Educação pela Tampere University of Applied Sciences, na Finlândia. Além disso, sou especialista em Neuro aprendizagem, Psicomotricidade e Cognição pelas Faculdades Integradas Potencial (FIP).
Atua na área clínica há 8 anos e sou a empresária por trás do Núcleo Elo: Desenvolvimento e Aprendizagem, em São Paulo. Entre 2014 e 2021, trabalhou como professora polivalente do Ensino Fundamental I no Colégio Rio Branco, unidade Higienópolis, e atualmente é professora das disciplinas de práticas de avaliação e práticas de intervenção na pós-graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IEPSIS, e Avaliação de Equipe Multidisciplinar no curso de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto Comportalmente.
A paixão pela educação, empreendedorismo e pela neurociência cognitiva a levou a mentorar e supervisionar professores e psicopedagogos, ajudando mais de 1.000 profissionais a acelerarem seus resultados. Com uma abordagem baseada em evidências e uma visão integradora da aprendizagem e do desenvolvimento, meu objetivo é capacitar profissionais a realizar avaliações psicopedagógicas de alta qualidade e desenvolver raciocínio clínico robusto e humano para fundamentar o processo de intervenção psicopedagógica.
* Certificado ao final do curso com carga horária de 8 horas, mediante a presença nos dias e horários agendados.
** Em caso de desistência será devolvido apenas 50% do valor pago.
*** A turma será realizada apenas com o atingimento do quórum mínimo, sujeita a cancelamento prévio. Não nos responsabilizamos por passagens aéreas ou reservas de hotéis feitas antes da confirmação por e-mail, que será enviada 7 dias antes do início do curso.