icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_e37bf5d5-5e2c-4950-a305-a29d401d1bfc
image_2a1a263c-e430-4d71-bbe9-eb2599443c9c
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Intervenções com foco na aprendizagem: clínica e escola

SKU 004522

0 avaliações de clientes

R$ 134,90 no Pix

ou R$ 142,00 no boleto

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • Tema: Aprendizagem
  • ISBN: 9786589914969
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano de Publicação: 2022
  • Tamanho: 16 x 23 cm
  • Páginas: 264

O corpo de conhecimento sobre os processos de aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática vem crescendo de maneira expressiva nas últimas décadas, fruto de pesquisas desenvolvidas tanto no cenário internacional como no nacional.

Embora exista o entendimento de que as evidências geradas por essas investigações devem servir de suporte para práticas interventivas, sabe-se que a aplicação do conhecimento científico na realidade escolar e clínica nem sempre é imediata e direta.

Estudos de intervenção, tais como os apresentados nesta obra,  aparecem como uma das possibilidades de promover essa aproximação, a partir da elaboração, sistematização, implementação e verificação da eficácia de programas e propostas de intervenção que busquem promover habilidades relativas à leitura, à escrita e ao raciocínio matemático.

Helena Vellinho Corso

Tatiana Cury Pollo

APRESENTAÇÃO (pág. 9)

Helena Vellinho Corso Tatiana Cury Pollo

 

PARTE I – LEITURA, ESCRITA E COMPONENTES COGNITIVOS RELACIONADOS (pág. 11)

01. APLICAÇÃO DO PROGRAMA DECOLE EM PRÉ-ESCOLARES: EFEITOS POSITIVOS SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E COMPREENSÃO ORAL (pág. 13)

Regiane Kosmoski Silvestre Gatto Sylvia Domingos Barrera

02. PROGRAMA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA (pág. 23)

Nakita Ani Guckert Marquez Grazielle Franciosi da Silva Dalva Maria Alves Godoy

03. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONÊMICA PARA PRÉ-ESCOLARES: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ATIVIDADES (pág. 37)

Danielle Andrade Silva de Castro Sylvia Domingos Barrera

04. PROGRAMA INSTRUÇÃO/INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA LEITURA E DA ESCRITA (INELE) PARA PROMOÇÃO DE HABILIDADES E NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (pág. 57)

Natalia Becker Mirella Liberatore Prando Jerusa Fumagalli de Salles

05. INTERVENÇÃO COGNITIVA NA MEMÓRIA DE TRABALHO E SEU IMPACTO NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA (pág. 73)

Júlia Beatriz Lopes-Silva Drielle Barbosa-Pereira Marcela Mansur-Alves

06. PROGRAMA PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA – O PROCESSO EM DESTAQUE (pág. 85)

Juliane Dutra da Rosa Silvano Elaine Doroteia Hellwig Braz Dalva Maria Alves Godoy Sandra Regina Kirchner Guimarães

07. PROGRAMA LEITURA E ENCANTAMENTO NA SALA DE AULA (LE): FUNÇÕES EXECUTIVAS E COMPONENTES DA COMPREENSÃO NA ABORDAGEM CRIATIVA DO CONTO (pág. 97)

Helena Vellinho Corso

08. LEITURA, FUNÇÕES EXECUTIVAS E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS: MODELO DE INTERVENÇÃO PARA QUADROS DE DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO (pág. 111)

Giovanna Beatriz Kalva Medina Sandra Regina Kirchner Guimarães

09. ENSINO EXPLÍCITO DE HABILIDADES METAFONOLÓGICAS E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA POR ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN (pág. 127)

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby Sandra Regina Kirchner Guimarães

10. ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DA DECODIFICAÇÃO EM UMA CRIANÇA COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE LEITURA: UM ESTUDO DE CASO (pág. 139)

Raquel Teodoro Cabral Werneck Francis Ricardo dos Reis Justi Cláudia Nascimento Guaraldo Justi

11. INTERVENÇÃO EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES (pág. 153)

Débora da Silva Pinto Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

12. DISLEXIA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS – CURSO ON-LINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VALIDAÇÃO E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS (pág. 163)

Ângela Maria Vieira Pinheiro Eni de Faria Sena Tatiana de Deus Corrêa Linhares Sara Edith Souza de Assis Leão

 

PARTE II – RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E COMPONENTES COGNITIVOS RELACIONADOS (pág. 176)

13. METACOGNIÇÃO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO NOS CAMPOS DA LINGUAGEM E DA MATEMÁTICA (pág. 177)

Alina Galvão Spinillo

14. INTERVENÇÕES ESCOLARES BASEADAS EM EVIDÊNCIAS: FOCO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E PROCESSOS DE ENSINO (pág. 193)

Camila Peres Nogues Évelin Fulginiti de Assis Yasmini Lais Spindler Sperafico Helena Vellinho Corso Beatriz Vargas Dorneles

15. INTERVENÇÃO EM CONTAGEM COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (pág. 205)

Évelin Fulginiti de Assis Helena Vellinho Corso Luciana Vellinho Corso

16. INTERVENÇÕES COM ESTUDANTES COM TDAH: PRODUÇÃO DE TEXTO E RACIOCÍNIO ARITMÉTICO (pág. 215)

Yasmini Lais Spindler Sperafico Nelba Maria Teixeira Pisacco Beatriz Vargas Dorneles Helena Vellinho Corso

17. COMO AJUDAR CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ADAPTATIVA BASEADA EM JOGOS (pág. 231)

Fernanda Rocha de Freitas Júlia Beatriz Lopes-Silva Vitor Geraldi Haase Moritz Herzog Annemarie Fritz-Stratmann

18. JOGO ELETRÔNICO PARA O TREINO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ESTUDANTES DE 8 A 12 ANOS (pág. 243)

Alanny Nunes de Santana Antonio Roazzi

 

SOBRE OS AUTORES (pág. 257)

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!