icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_c2f60b9c-0092-4df8-93f6-9bbc003f6606
image_7cdaf4d1-57ca-4621-bc8f-381b4973e393
image_c9b9cf48-1e27-4b03-b854-ccc8b8559325
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Ludodiagnóstico: da natureza à clínica infantil on-line

SKU 004482

0 avaliações de clientes

R$ 181,45 no Pix

ou R$ 191,00 no boleto

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • Tema: Psicoterapia/Psicodiagnóstico
  • ISBN: 978-65-8991-480-8
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano: 2022
  • Tamanho: 16 x 23 cm
  • Páginas: 460

O livro Ludodiagnóstico: da natureza à clínica infantil on-line está dividido em três partes: na primeira parte, após a apresentação das definições e o delineamento do que é o lúdico, com seus instrumentos e materiais, os autores apresentam as principais ideias filosóficas atuais, as influências culturais do brincar e as competências do brincar livre na natureza, na família e nas brinquedotecas. A segunda parte traz profissionais de educação, medicina, fonoaudiologia e saúde que utilizam o lúdico em seu atendimento clínico e diagnóstico.

Na terceira parte, após fornecer os fundamentos clínicos sobre a representação infantil e o conceito de imagem mental para análise do diagnóstico prático da interação lúdica, apresenta-se a fundamentação teórico-técnica psicanalítica winicottianna. A obra termina apresentando e refletindo sobre o atendimento clínico lúdico presencial e on-line abordando temas atuais, como o luto infantil e o uso de drogas na infância, discutindo, por meio de casos clínicos, a problemática da criança que não brinca. O estudioso sobre o lúdico infantil encontrará em todas as partes do livro sugestões sobre os materiais, bem como capítulos com fundamentações de indicadores para a análise do lúdico na criança e no adolescente.

Rosa Maria Lopes Affonso

PREFÁCIO (pág. 11)

APRESENTAÇÃO (pág. 15)

PARTE 1 - O LÚDICO NA NATUREZA, EDUCAÇÃO E CULTURA (pág. 16)

1. BRINCAR, BRINQUEDO E BRINCADEIRA (pág. 17)

Rosa Maria Lopes Affonso

 

2. IDEIAS DE JOHN DEWEY SOBRE BRINQUEDOS NA ESCOLA (pág. 45)

Marcos Antônio Lorieri

 

3. O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS POR MEIO DO BRINCAR EM CONTACTO COM A NATUREZA (pág. 59)

Mário Fortes Santos

.

4. BRINCAR: TÃO CLARO PARA AS CRIANÇAS, TÃO ESQUECIDO PELOS ADULTOS (pág. 77)

Ana Margarida Real Lourenço

 

05. BRINCAR EM FAMÍLIA: ATIVIDADE LÚDICA E ENVOLVIMENTO PARENTAL (pág. 91)

Anabela Fonseca Reis

 

06. O BRINCAR E O BRINQUEDO NA CULTURA, NO DESENVOLVIMENTO E NA FORMAÇÃO HUMANA (pág. 111)

Elaine T. Dal Mas Dias

Lucia Maria G. Barbosa

 

7. BRINQUEDOTECAS: CONCEITO E MODALIDADES (pág. 131)

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

Sônia Aparecida Reis de Oliveira

 

PARTE 2 - O LÚDICO UTILIZADO POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA (pág. 160)

8. O USO DO BRINCAR NA PEDIATRIA: O HIGHLIGHT DA CONSULTA PEDIÁTRICA (pág. 161)

Fernanda Pilate Kardosh

Fernando Lamano Ferreira

 

9. BRINQUEDOS E JOGOS: BOAS ESCOLHAS PARA A PSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO (pág. 169)

Roselene Crepaldi

Angela Renso Madeira

Marcia Alves Simões Dantas

 

10. O BRINQUEDO E A AVALIAÇÃO AUDITIVA INFANTIL (pág. 185)

Maria Fernanda Gentil Costa

 

11. JOGO DE AREIA PSICOPEDAGÓGICO: UMA TÉCNICA LÚDICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM UMA INTERFACE COM A FONOAUDIOLOGIA (pág. 203)

Márcia Alves Simões Dantas

Maria Teresa Messeder Andion

 

12. BRINCAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL: A PANDEMIA DA COVID-19 (pág. 231)

Rosa Maria Lopes Affonso

Thais Teixeira

 

13. DIAGNÓSTICO DO BRINCAR LIVRE: INDICADORES DE AVALIAÇÃO COGNITIVA (pág. 257)

Rosa Maria Lopes Affonso

 

PARTE 3 - O LÚDICO NA CLÍNICA PSICOLÓGICA (pág. 280)

14. IMAGEM MENTAL, CONHECIMENTO E JOGO (pág. 281)

Adrian Oscar Dongo Montoya

 

15. BRINCAR E DESENHAR: A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO POTENCIAL (pág. 299)

Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

 

16. LUDODIAGNÓSTICO OU TÉCNICA LÚDICA ON-LINE COMPARTILHADA (pág. 315)

Rosa Maria Lopes Affonso

 

17. ATENDIMENTO ON-LINE A CRIANÇAS: A URGÊNCIA DE NOVOS OLHARES PARA APRÁTICA CLÍNICA  INFANTIL (pág. 335)

Hilda Rosa Capelão Avoglia

Helena Rinaldi Rosa

Marlene Alves da Silva

.
18. A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA MAIS: ÉPOCA EM QUE SOBRAM EMOÇÕES E FALTAM PALAVRAS (pág. 351)

Maria Salete Arenales-Loli

 

19. LUDODIAGNÓSTICO E AS CENAS LÚDICAS (pág. 371)

Rosa Maria Lopes Affonso

.

20. LUDODIAGNÓSTICO E LUDOTERAPIA: ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PLATAFORMAS ON-LINE (pág. 403)

Maria Salete Lopes Legname de Paulo

 

21. LUTO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DA CLÍNICA PSICOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA (pág. 423)

Thais Teixeira

Maria Helena Pereira Franco

 

22. LUDODIAGNÓSTICO E O USO DE DROGAS NA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO (pág. 435)

Rosa Maria Lopes Affonso

Simone Canola Araujo

Fernanda Ferreira Guedes

Opniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!