Ludodiagnóstico - Do Brincar Livre na Natureza à Clínica Infantil On-line
R$ 191,90 no Pix
ou em até 2x de R$ 101,00
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Psicoterapia/Psicodiagnóstico
- ISBN: 978-65-8991-480-8
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2022
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 460
O livro está dividido em três partes: inicialmente, apresenta conceitos sobre o lúdico, suas origens culturais, influências filosóficas e competências associadas ao brincar na natureza, em família e em brinquedotecas. Na sequência, profissionais de áreas como educação, medicina, fonoaudiologia e saúde mostram o uso do lúdico em práticas clínicas e diagnósticas. Por fim, a obra aprofunda fundamentos clínicos sobre representação infantil e imagem mental, trazendo uma abordagem psicanalítica winnicottiana. Casos atuais, como luto infantil e uso de drogas, são discutidos em atendimentos presenciais e on-line.
Rosa Maria Lopes Affonso
PREFÁCIO (pág. 11)
APRESENTAÇÃO (pág. 15)
PARTE 1 - O LÚDICO NA NATUREZA, EDUCAÇÃO E CULTURA (pág. 16)
1. BRINCAR, BRINQUEDO E BRINCADEIRA (pág. 17)
Rosa Maria Lopes Affonso
2. IDEIAS DE JOHN DEWEY SOBRE BRINQUEDOS NA ESCOLA (pág. 45)
Marcos Antônio Lorieri
3. O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS POR MEIO DO BRINCAR EM CONTACTO COM A NATUREZA (pág. 59)
Mário Fortes Santos
.
4. BRINCAR: TÃO CLARO PARA AS CRIANÇAS, TÃO ESQUECIDO PELOS ADULTOS (pág. 77)
Ana Margarida Real Lourenço
05. BRINCAR EM FAMÍLIA: ATIVIDADE LÚDICA E ENVOLVIMENTO PARENTAL (pág. 91)
Anabela Fonseca Reis
06. O BRINCAR E O BRINQUEDO NA CULTURA, NO DESENVOLVIMENTO E NA FORMAÇÃO HUMANA (pág. 111)
Elaine T. Dal Mas Dias
Lucia Maria G. Barbosa
7. BRINQUEDOTECAS: CONCEITO E MODALIDADES (pág. 131)
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
Sônia Aparecida Reis de Oliveira
PARTE 2 - O LÚDICO UTILIZADO POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA (pág. 160)
8. O USO DO BRINCAR NA PEDIATRIA: O HIGHLIGHT DA CONSULTA PEDIÁTRICA (pág. 161)
Fernanda Pilate Kardosh
Fernando Lamano Ferreira
9. BRINQUEDOS E JOGOS: BOAS ESCOLHAS PARA A PSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO (pág. 169)
Roselene Crepaldi
Angela Renso Madeira
Marcia Alves Simões Dantas
10. O BRINQUEDO E A AVALIAÇÃO AUDITIVA INFANTIL (pág. 185)
Maria Fernanda Gentil Costa
11. JOGO DE AREIA PSICOPEDAGÓGICO: UMA TÉCNICA LÚDICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM UMA INTERFACE COM A FONOAUDIOLOGIA (pág. 203)
Márcia Alves Simões Dantas
Maria Teresa Messeder Andion
12. BRINCAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL: A PANDEMIA DA COVID-19 (pág. 231)
Rosa Maria Lopes Affonso
Thais Teixeira
13. DIAGNÓSTICO DO BRINCAR LIVRE: INDICADORES DE AVALIAÇÃO COGNITIVA (pág. 257)
Rosa Maria Lopes Affonso
PARTE 3 - O LÚDICO NA CLÍNICA PSICOLÓGICA (pág. 280)
14. IMAGEM MENTAL, CONHECIMENTO E JOGO (pág. 281)
Adrian Oscar Dongo Montoya
15. BRINCAR E DESENHAR: A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO POTENCIAL (pág. 299)
Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo
16. LUDODIAGNÓSTICO OU TÉCNICA LÚDICA ON-LINE COMPARTILHADA (pág. 315)
Rosa Maria Lopes Affonso
17. ATENDIMENTO ON-LINE A CRIANÇAS: A URGÊNCIA DE NOVOS OLHARES PARA APRÁTICA CLÍNICA INFANTIL (pág. 335)
Hilda Rosa Capelão Avoglia
Helena Rinaldi Rosa
Marlene Alves da Silva
.
18. A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA MAIS: ÉPOCA EM QUE SOBRAM EMOÇÕES E FALTAM PALAVRAS (pág. 351)
Maria Salete Arenales-Loli
19. LUDODIAGNÓSTICO E AS CENAS LÚDICAS (pág. 371)
Rosa Maria Lopes Affonso
.
20. LUDODIAGNÓSTICO E LUDOTERAPIA: ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PLATAFORMAS ON-LINE (pág. 403)
Maria Salete Lopes Legname de Paulo
21. LUTO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DA CLÍNICA PSICOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA (pág. 423)
Thais Teixeira
Maria Helena Pereira Franco