Memória da Psicologia
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- Tema: Psicologia Geral
- ISBN: 978-85-7585-733-5
- Peso: 368 gramas
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Paginas: 404
- Edição: 1. Edição
- Ano de Publicação: 2014
Voltada especialmente para leitores interessados na evolução histórica da psicologia, esta compilação resgata textos produzidos na segunda metade do século XX através de diferentes formatos acadêmicos e profissionais. O material abrange conferências, comunicações científicas, capítulos de teses e artigos apresentados tanto no Brasil quanto no exterior, criando um mosaico representativo da produção intelectual da época. As áreas contempladas incluem história da psicologia, psicologia educacional e da aprendizagem, motivação humana, psicologia intercultural e orientação educacional e profissional, oferecendo uma visão panorâmica do desenvolvimento conceitual e metodológico da disciplina durante período crucial de sua consolidação científica.
Arrigo Leonardo Angelini
Apresentação (pág. 9)
Parte I – História da Psicologia (pág. 13)
1. A Psicologia em dez universidades dos Estados Unidos: impressões de viagem – 1952 (pág. 15)
2. O status da Psicologia e a profissão de psicólogo em 21 países, 1962: excerto da conferência Internacional sobre Intercâmbio em Psicologia (pág. 29)
3. Aspectos atuais da profissão de psicólogo no Brasil – 1974 (pág. 69)
4. Evolução e tendências da Psicologia no Brasil – 1984 (pág. 85)
5. Psicologia aplicada e problemas do Brasil, um país em desenvolvimento – 1992 (pág. 95)
6. Subsídios para a história da Psicologia no Brasil e a criação do Instituto de Psicologia da USP – 2006 (pág. 101)
Parte II – Psicologia Educacional (pág. 113)
7. O sentido atual da Psicologia Educacional – 1960 (pág. 115)
8. A televisão educativa no Brasil – 1969 (pág. 131)
9. Características do professor eficiente – 1983 (pág. 137)
Parte III – Psicologia da Aprendizagem (pág. 153)
10. Apreciação crítica do conexionismo como teoria da aprendizagem – 1950 (pág. 155)
11. Contribuição ao estudo do material para pesquisas em aprendizagem verbal – 1952 (pág. 163)
12. Aprendizagem serial: um tema para pesquisa – 1953 (pág. 175)
13. Fenômenos intrasseriais na aprendizagem – 1953 (pág. 181)
14. Influência da variação da similaridade entre os itens sobre a curva de posição serial, em aprendizagem verbal – 1953 (pág. 189)
15. Uma dedução teórica explicativa da curva de posição serial – 1953 (pág. 195)
16. Poderá o ácido glutâmico favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita? Plano de pesquisa – 1955 (pág. 203)
Parte IV – Motivação Humana (pág. 209)
17. O constructo da motivação – 1955 (pág. 211)
18. É possível medir a motivação? – 1955 (pág. 221)
19. Um novo método para avaliar a motivação humana – 1955 (pág. 237)
20. O motivo de realização – 1955 (pág. 247)
21. A avaliação da motivação humana pelo MPAM – 1958 (pág. 257)
22. Motivo de realização e desenvolvimento econômico – 1970 (pág. 269)
Parte V – Psicologia Intercultural (pág. 279)
23. Perspectivas e problemas da pesquisa intercultural – 1964 (pág. 281)
24. Motivação, aspiração profissional e alguns aspectos da educação dos filhos: estudo comparativo de dados obtidos no Brasil e nos Estados Unidos – 1964 (pág. 291)25. Problemas metodológicos na pesquisa intercultural em Psicologia – 1966 (pág. 303)
26. Pesquisa intercultural em Psicologia – 1970 (pág. 309)
27. Atividade e passividade em atitudes sociais de escolares brasileiros: um estudo em função de religião e sexo – 1981 (pág. 319)