icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_d347412c-4005-405c-aafc-d95756ea8517
image_82f346ab-b74b-41c0-a5d4-5a26a738bd48
image_71a87ef9-7d39-4acf-b680-a5a1a71f51ab
image_79b416be-41e8-4ef5-b258-6d19432e7ecb
image_28a19d7f-a735-4074-a127-d38033a23a68
image_bdccb619-6ea6-420a-ad61-b457b7e2ba2b
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem

SKU 004795

0 avaliações de clientes

R$ 161,50 no Pix

ou R$ 170,00 no boleto

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

ISBN: 978-65-84793-65-1
Editora: Ampla
Edição: 1ª ed.
Ano: 2024
Páginas: 188
Tamanho: 17 x 24 cm

Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: bases para a avaliação e intervenção

Nesta importante obra, os organizadores Francis Ricardo dos Reis Justi, Claudia Nascimento Guaraldo Justi e Nara Côrtes Andrade apresentam a neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem em termos de fundamentação teórica, princípios de avaliação e de intervenção.

 

Dada a prevalência dos transtornos de aprendizagem, que é estimada entre 5% e 15% em crianças em idade escolar e 4% em adultos, conforme dados da Associação Psiquiátrica Americana, é crucial que profissionais da neuropsicologia e áreas afins conheçam o transtorno, desde sua definição, passando pelas suas características, habilidades preditoras, formas de avaliação e de intervenção.

 

É um dos transtornos mais frequentes em crianças e adolescentes e, quanto mais cedo for diagnosticado e houver intervenção, tanto melhor a perspectiva de mudanças.

 

Especialmente após a Lei Federal nº 14.254/21, que dispõe sobre o acompanhamento integral aos educandos com  dislexia, dentre outros transtornos, torna-se muito importante disseminar informações baseadas em evidências científicas acerca dos transtornos de aprendizagem, incluindo tanto os quadros relacionados à linguagem escrita, quanto aqueles relativos à matemática.

 

Diante da complexidade dos transtornos de aprendizagem, a atuação compreensiva é fundamental. O livro oferece essa perspectiva aos leitores, ao trazer diferentes temas ao longo de nove capítulos. Inicialmente, o leitor terá contato com os fundamentos da avaliação neuropsicológica.

 

Em seguida, há capítulos voltados a diferentes aspectos dos transtornos de aprendizagem, incluindo a dislexia do desenvolvimento; a discalculia do desenvolvimento; as dificuldades de aprendizagem; as várias facetas da leitura, incluindo decodificação e compreensão de leitura; a aprendizagem e o ensino da matemática; bem como as sobreposições entre as dificuldades de aprendizagem e outros transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Transtorno do Espectro Autista.

 

Dessa forma, o livro “Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: bases para a avaliação e intervenção” é um excelente recurso para a compreensão das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem sob a perspectiva da neuropsicologia, preenchendo uma lacuna e sendo uma ferramenta muito útil para auxiliar os profissionais que atuam na área.

Francis Ricardo dos Reis Justi

Claudia Nascimento Guaraldo Justi

Nara Côrtes Andrade

CAPÍTULOS

01 - Avaliação neuropsicológica

02 - Neuropsicologia da aprendizagem da matemática

03 - O corpo como instrumento de ensino da matemática articulações entre neurociências e cognição corporificada

04 - A importânia da decodificação para a leitura e suas alterações na dislexia do desenvolvimento

05 - Intervenção na consciência fonológica em dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso

06 - Compreensão de leitura à luz da teoria de Kintsch: considerações teóricas e possibilidades de intervenção

07 - Habilidades matemáticas: bases para intervenção neuropsicológica na infância

08 - Considerações sobre as funções executivas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

09 - Cognição e aprendizagem no Transtorno do Espectro Autista: perspectivas inclusivas

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!