POPI - Programa de Orientação Profissional Intensivo
R$ 82,65 no Pix
ou R$ 87,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Orientação Profissional
- ISBN: 85-7585-125-X
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2005
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 204
O POPI apresenta uma metodologia intensiva de orientação profissional realizada em formato de retiro. Em um fim de semana, os participantes vivenciam etapas que normalmente se estenderiam por meses, incluindo técnicas de autoconhecimento, influência familiar, manejo da ansiedade e exploração de informações sobre carreiras. A proposta envolve também familiares, tornando o processo mais completo e participativo.
Álvaro Cielo Mahl
Dulce Helena Penna Soares
Eliseu de Oliveira Neto
Prefácio (pág. 9)
Parte 1 (pág. 11)
Como surgiu o POPI (pág. 11)
1. A origem do POPI (pág. 13)
2. POPI: uma nova alternativa (pág. 17)
2.1. O adolescente na escolha profissional (pág. 18)
2.2. Importância do grupo no processo de OP (pág. 21)
2.3. Dispersão de energia psíquica (pág. 22)
2.4. Urgência da escolha (pág. 24)
2.5. Ansiedade e expectativa dos pais (pág. 26)
2.6. POPI: relato de uma experiência (pág. 27)
2.7. Por que um processo intensivo? (pág. 32)
2.8. Por que realizar na forma de retiro? (pág. 34)
2.9. Trabalhando com os pais: integrando a família (pág. 35)
2.10. Considerações finais (pág. 37)
3. Reunião de pais no POPI: um encontro entre pais e filhos (pág. 41_
3.1. Reunião de apresentação do programa (pág. 44)
3.2. Reunião de encerramento do programa (pág. 45)
3.3. Relato de experiência no POPI II (pág. 47)
3.4. O encontro final de pais e filhos (pág. 48)
4. Escolher na adolescência (pág. 51)
4.1. Adolescência: uma etapa evolutiva (pág. 51)
4.2. Origem da hebeatria (pág. 52)
4.3. Quem sabe o que é ser adolescente? (pág. 56)
4.4. Mudanças biológicas na adolescência (pág. 58)
4.5. Mudanças psíquicas (pág. 60)
4.6. O adolescente e a mídia (pág. 68)
4.7. O século da adolescência: os jovens de hoje ainda querem abandonar a adolescência? (pág. 69)
4.8. O século narcisista (pág. 71)
4.9. Escolha na adolescência e o papel do orientador (pág. 75)
5. As técnicas (pág. 77)
5.1. Técnicas de apresentação (pág. 78)
5.1.1. Medos e desejos (pág. 79)
5.1.2. Meu melhor (pág. 81)
5.1.3. Emoção em cor (pág. 82)
5.2. Técnicas de autoconhecimento (pág. 84)
5.2.1. Casa dos profissionais (pág. 84)
5.2.2. Como sou visto(pág. 88)
5.2.3. Presente alegre (pág. 90)
5.2.4. Colagem ou cartaz (pág. 93)
5.2.5. Gráfico da vida profissional ou linha da vida (pág. 97)
5.2.6. Gosto e faço ou Curtigrama (pág. 100)
5.2.7. Autobiografia (pág. 102)
5.2.8. Autobiografia do futuro (pág. 103)
5.2.9. Dentro e fora de mim (pág. 104)
5.3. Técnicas sobre as influências da família (pág. 106)
5.3.1. Genoprofissiograma (pág. 107)
5.3.2. Cantando a história da vida (pág. 113)
5.3.3. Role-playing do papel dos pais (pág. 117)
5.4. Técnica para trabalhar a realidade social (pág. 119)
5.4.1. Coffe-break da realidade social (pág. 119)
5.5. Técnicas de informação profissional (pág. 126)
5.5.1. Role-playing do papel profissional (pág. 126)
5.5.2. Torta na cara profissional (pág. 127)
5.5.3. Técnica das atividades profissionais (pág. 129)
5.5.4. Curtigrama profissional (pág. 131)
5.6. Técnicas para trabalhar a ansiedade no vestibular (pág. 132)
5.6.1. Significado do vestibular (pág. 133)
5.6.2. Encontro com sábio (pág. 135)
5.6.3. Refletindo sobre nossas conquistas (pág. 136)
5.6.4. Vivência sobre a aprovação no vestibular (pág. 138)
5.6.5. Se o vestibular fosse... (pág. 139)
5.6.6. Loja das profissões e do futuro profissional (pág. 140)
Parte 2 (pág. 145)
Novas interfaces da orientação profissional (pág. 145)
6. O uso de trilhas ecológicas em programas de orientação profissional (pág. 147)
6.1. Âncoras de carreira (pág. 148)
6.2. O uso de trilhas ecológicas (pág. 155)
6.3. Técnica da trilha ecológica (pág. 156)
7. Grupos de orientação ao vestibulando: relato de alguns instrumentos utilizados na OV presencial e via internet (pág. 167)
7.1. Técnicas utilizadas nos grupos presenciais (pág. 168)
7.1.1. Cartaz da foto do vestibular (pág. 169)
7.1.2. Inventário de ansiedade traço–estado (pág. 175)
7.1.3. Formulário de avaliação (pág. 177)
7.2. Técnicas utilizadas nos grupos via internet (pág. 178)
7.2.1. O que é fotolog e como funciona (pág. 179)
7.2.2. O que é Paint e como funciona (pág. 180)
7.2.3. O que é Windows Messenger e como funciona (pág. 180)
7.3. Técnicas presenciais adaptadas para internet e novas técnicas (pág. 181)
7.3.1. Roteiro de entrevista de triagem (pág. 181)
7.3.2. Branca de Neve e os sete anões (pág. 182)
7.3.3. Vivência sobre o dia do vestibular (pág. 183)
7.3.4. Vivência sobre a aprovação no vestibular (pág. 184)
7.3.5. Role-playing do papel dos pais (pág. 185)
7.3.6. E se o vestibular não existisse... (pág. 186)
7.3.7. Telas impressionistas (pág. 186)
7.3.8. Retrato do vestibular (pág. 187)
7.3.9. Metáfora do vestibular (pág. 189)