Psicologia Positiva Aplicada à Educação
R$ 106,00
R$ 80,56 no Pix
ou R$ 84,80 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-871-4
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2018
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 244
O livro tem como objetivo apresentar conceitos da psicologia positiva aplicados ao contexto educacional. Abrange textos teóricos e empíricos acerca dos diferentes construtos que compõem esse movimento (projetos de vida, otimismo, competências socioemocionais, esperança, auto-eficácia, forças de caráter, criatividade) e suas aplicações em ambientes escolares, envolvendo avaliação, a importância, os usos e as intervenções possíveis.
Os autores dos capítulos são membros do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade da Anpepp.
Tatiana de Cássia Nakano
Colaboradores:
Adriana Nobre de Paula Simão, Aline Giovana Sarti, Altemir José Gonçalves Barbosa, Ana Paula Porto Noronha, Bartira Pereira Palma, Camila Cardoso Camilo, Carolina Rosa Campos, Caroline Tozzi Reppold, Claudette Maria Medeiros Vendramini, Claudia de Moraes Bandeira, Claudia Hofheinz Giancomoni, Claudio Simon Hutz, Cristina Maria D’Antona Bachert, Cyntia Mendes de Oliveira, Daniela Cristina Campos, Daniela Sacramento Zanini, Evandro Morais Peixoto, Jessica Particelli Gobbo, Juliana Cerentini Pacico, Kamila Costanti Vilela, Karina da Silva Oliveira, Leandro de Souza Almeida, Léia Gonçalves Gurgel, Letícia Lovato Dellazzana-Zanon, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria, Maria Célia Bruno Mundim, Maristela Volpe dos Santos Siebra, Micheline Roat Bastianello, Priscila Zaia, Rafael Pierini, Rauni Jandé Roama Alves, Ricardo Franco de Lima, Solange Muglia Wechsler, Sylvia Maria Ciasca.
Intervenções de psicologia positiva no contexto da psicologia escolar (pág. 7)
Caroline Tozzi Reppold
Léia Gonçalves Gurgel
Leandro de Souza Almeida
Qualidade de vida infantil e sua influência no contexto escolar (pág. 19)
Carolina Rosa Campos
Projetos de vida do adolescente: implicações para a escolarização positiva (pág. 41)
Letícia Lovato Dellazzana-Zanon
Cristina Maria D’Antona Bachert
Jessica Particelli Gobbo
Competências socioemocionais no contexto educacional: importância e usos (pág. 63)
Tatiana de Cassia Nakano
Maristela Volpe dos Santos Siebra
O esporte como ferramenta para o desenvolvimento positivo de crianças e adolescentes (pág. 81)
Evandro Morais Peixoto
Bartira Pereira Palma
Marcos Alencar Albaide Balbinotti
Papel do otimismo na educação e no processo de aprendizagem (pág. 99)
Claudia Hofheinz Giacomoni
Claudia de Moraes Bandeira
Cyntia Mendes de Oliveira
O papel da esperança, da autoeficácia e do otimismo no desempenho acadêmico (pág. 113)
Juliana Cerentini Pacico
Micheline Roat Bastianello
Cláudio Simon Hutz
O estudo das forças de caráter em brasileiros: análise de grupos etários (pág. 125)
Ana Paula Porto Noronha
Altemir José Gonçalves Barbosa
Programas e modelos de treinamento em criatividade: aplicações educacionais (pág. 141)
Tatiana de Cassia Nakano
Priscila Zaia
Karina da Silva Oliveira
Fatores psicossociais da violência e desempenho escolar de crianças e adolescentes: contribuições da Psicologia Positiva (pág. 161)
Daniela Sacramento Zanini
Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria
Daniela Cristina Campos
Desenvolvimento da excelência criativa em mulheres (pág. 179)
Maria Célia Bruno Mundim
Solange Muglia Wechsler
Criatividade e o Transtorno do Défi cit de Atenção/Hiperatividade: dupla excepcionalidade? (pág. 197)
Rauni Jandé Roama Alves
Ricardo Franco de Lima
Rafael Pierini
Adriana Nobre de Paula Simão
Sylvia Maria Ciasca
Atitudes positivas de docentes e discentes frente ao Enade (pág. 221)
Claudette Maria Medeiros Vendramini
Camila Cardoso Camilo
Kamila Constanti Vilela
Aline Giovana Sarti