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Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano

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Tema: Avaliação Psicológica
ISBN: 9786553740464
Peso: 598 gramas
Tamanho: 16 x 23 cm
Paginas: 396
Edição: 1ª Edição
Ano de Publicação: 2023

O foco no desenvolvimento dos aspectos positivos tem sido discutido em diversas áreas de atuação. Com o avanço das pesquisas, a Psicologia Positiva tem ganhado força pois compreende as capacidades do indivíduo, acreditando no desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.

 

Discutir e compreender estes aspectos na atualidade pode ser ferramenta importante nas diversas fases do desenvolvimento humano, contribuindo, de forma interdisciplinar, para o alcance de um desenvolvimento pleno, ao longa da vida. Nesse sentido, diferentes populações são foco dos capítulos: crianças, praticantes de atividade física, jovens esportistas, adolescentes, adultos emergentes, adultos, trabalhadores, pessoas cegas e idosos.

Laís Santos-Vitti

Tatiana de Cassia Nakano 

Janaina Chnaider

Isabel Cristina Camelo de Abreu

Prefácio (pág. 9)

Parte 1 – Infância (pág. 15)

1. Aplicações da Psicologia Positiva para avaliação e promoção do desenvolvimento infantil (pág. 17)

Caroline Tozzi Reppold

Ana Paula Porto Noronha

Luiza Santos D’Azevedo

João Lucas Dias-Viana

Gabriela Bertoletti Diaz Itimura

 

2. Resiliência e infância: uma perspectiva desenvolvimental (pág. 33)

Karina da Silva Oliveira

Felipe Bigoto da Costa

Fernanda Carvalho de Mesquita Vasconcellos

Rafaela da Luz Azevedo

 

3. Altas habilidades/superdotação na infância: algumas considerações (pág. 53)

Tatiana de Cassia Nakano

Júlia Reis Negreiros

Laura Gandia Romancini

Ana Luiza Pelaquim Silva

Giovanna Julia Fusaro

Isabella Wonsik Cano

 

4. Metas de realização (orientação para o ego/tarefa), autodeterminação e estado de flow aplicados às práticas corporais e à educação física: interfaces com a psicologia positiva (pág. 73)

Rubens Venditti Júnior

Rubens dos Santos Júnior

Magali Cristina Rodrigues Lameira

 

5. Competências socioemocionais em crianças: uma revisão de instrumentos de avaliação (pág. 97)

Karina da Silva Oliveira

Ana Carina Stelko

Ana Carolina Zuanazzi

Sheila Hamburg

José Maurício Haas Bueno

Regina Luísa de Freitas Marino

Ricardo Primi

 

Parte 2 – Adolescência (pág. 117)

6. O papel do otimismo na adolescência: avaliação e intervenção (pág. 119)

Marlos Andrade de Lima

Jéssica Vargas da Luz,

Cyntia Mendes de Oliveira

Tais Bopp da Silva

Cristian Zanon

 

7. Desenvolvimento positivo de jovens no esporte: avanços no contexto brasileiro (pág. 139)

Maynara Priscila Pereira da Silva

Amanda Rizzieri Romano

Daniele de Campos

Evandro Morais Peixoto

 

8. Psicologia Positiva, saúde mental e adolescência (pág. 159)

Laís Santos-Vitti

Brenda Fernanda P. Silva-Ferraz

 

9. Imaginação e sentimentos de estudantes que praticaram bullying na escola (pág. 179)

Victoria Maria Ribeiro Lembo

Manoel Antônio dos Santos

Marta Angélica Iossi Silva

Julliane Messias Cordeiro Sampaio

Wanderlei Abadio de Oliveira

 

Parte 3 – Vida adulta (pág. 197)

10. Sentido de vida durante a adultez emergente: conceituação, importância e evidências (pág. 199)

Letícia Lovato Dellazzana-Zanon

Luciana Dutra-Thomé

Laíssa Eschiletti Prati

Jéssica Particelli Gobbo

 

11. Trabalho, bem-estar e burnout: contribuições da Psicologia Positiva (pág. 221)

Ana Claudia Souza Vazquez

Claudio Simon Hutz

 

12. Criatividade como força de caráter preditiva de excelência na vida adulta (pág. 245)

Karina Naleivako Rocha

Solange Muglia Wechsler

 

13. Trabalho e carreira na perspectiva da Psicologia Positiva (pág. 265)

Leonardo de Oliveira Barros

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

João Carlos Caselli Messias

Edson Roberto De Paula

 

14. Cegueira na adultez: possíveis contribuições da Psicologia da Saúde e da Psicologia Positiva para o bem-estar e a saúde psicológica da pessoa cega (pág. 279)

Susana de Oliveira Santana

André Faro

 

15. Compreensões atuais da criatividade no contexto organizacional (pág. 303)

Gabriela Fabbro Spadari

 

Parte 4 – Velhice (pág. 325)

16. Forças de caráter e envelhecimento saudável: relações e possibilidades (pág. 327)

Eduarda Rezende Freitas

Natália Nunes Scoralick Lempke

Bianca Cristine Gomide Costa

 

17. Intervenção cognitiva no manejo do envelhecimento saudável e com demência (pág. 347)

Camila Teresa Ponce Leon Mendonça Tagliaferro

Ana Flávia Ponce de Leon Damasceno

Filipe França Tagliaferro da Fonseca

 

18. Criatividade na velhice: por que medir e como avaliar? (pág. 363)

Janaina Chnaider

Isabel Cristina Camelo de Abreu

 

Sobre os autores (pág. 379)

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