Psicopedagogia, Desenvolvimento Humano e Cotidiano Escolar
O livro aborda a complexidade do processo de aprendizagem, destacando a multiplicidade de fatores e agentes envolvidos no cotidiano escolar. Reunindo diferentes perspectivas teóricas e práticas, os autores oferecem ferramentas de reflexão para psicopedagogos, professores e demais profissionais da educação. Os capítulos exploram a diversidade de experiências e pesquisas no campo da psicopedagogia, trazendo contribuições para o enfrentamento dos desafios contemporâneos da escola e para a construção de práticas mais efetivas.
Organizadores: Daniel Bartholomeu, José Maria Montiel e Marjorie Cristina Rocha da SilvaDaniel Bartholomeu
José Maria Montiel
Marjorie Cristina Rocha da Silva
Prefácio (pág. 9)
Primeira parte: Considerações teóricas (pág. 11)
Considerações acerca das dificuldades de aprendizagem (pág. 13)
Dificuldades de aprendizagem na escrita: definições, problemáticas e instrumentos de avaliação (pág. 25)
Contribuições de Rousseau e Wallon para a educação contemporânea (pág. 41)
Representações sociais sobre aprendizagem por adolescentes (pág. 57)
Segunda parte: Psicopedagogia e cognição (pág. 85)
Considerações sobre cognição e aprendizagem da escrita: um enfoque psicopedagógico (pág. 87)
Inteligência e aprendizagem em adultos (pág. 107)
Inteligência no processo de ensino-aprendizagem (pág. 133)
Terceira parte: Diagnóstico e transtornos da aprendizagem (pág. 155)
Psicodiagnóstico psicopedagógico: apresentação de ferramentas e caracterização do status atual das pesquisas (pág. 157)
Intervenção psicopedagógica e psicanalítica num caso de autismo: uma parceria de sucesso (pág. 183)
Avaliação da percepção do psicólogo sobre aspectos familiares da pessoa com deficiência intelectual (pág. 191)
Caracterização do status das pesquisas sobre transtornos de leitura (pág. 217)
Avaliação psicológica em escola especial: uma proposta para atuação com crianças e adolescentes surdos (pág. 233)
Quarta parte: Personalidade, relações sociais e psicopedagogia (pág. 247)
O desenho do par educativo como um instrumento de análise da relação professor-aluno: um auxiliar no psicodiagnóstico psicopedagógico (pág. 249)
Intervenção cognitivo-comportamental como ferramenta para intervenção do bullying no ambiente escolar (pág. 257)
Treinamento de habilidades sociais com alunos em situação conflitante (pág. 271)
Personalidade, agressividade e relações escolares: um estudo de caso (pág. 283)
Sobre os autores (pág. 311)