icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_d708da37-8458-4b12-adf1-b082cbb9cd57
image_527cc4f0-1cc4-4efe-91f3-1aa848f906a6
icon-arrow-left
icon-arrow-right

RAVLT o teste na Avaliação Neuropsicológica - Curso Presencial - São Paulo

SKU C00114

0 avaliações de clientes

R$ 284,05 no Pix

ou em até 2x de R$ 149,50

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

Docente: Felipe Melo  

A memória é um construto avaliado em vários contextos da psicologia por ser um domínio cognitivo de grande relevância na funcionalidade do indivíduo. O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) é um dos instrumentos mais utilizados internacionalmente, na avaliação de memória verbal episódica.

Ele foi desenvolvido por Rey em 1964 e a adaptação transcultural para o Brasil foi realizada e publicada por Malloy-Diniz e Paula em 2018. O teste avalia diferentes etapas da memória, sendo o instrumento mais abrangente para avaliar esse construto, que temos para a população brasileira.

É um instrumento clássico para a avaliação neuropsicológica, mas pode ser utilizado em vários contextos de avaliação. Este curso se destina a profissionais que nunca tiveram contato com o teste ou aqueles que pretendem realizar uma atualização e revisão de seu conteúdo. As aulas abordam aspectos teóricos que subsidiam o teste, sua aplicação, correção e interpretação.
 

 Objetivo

Capacitar o profissional para que possa compreender o processo de aplicação, interpretação e análise de resultados obtidos através do uso deste instrumento. Desenvolver raciocínio clínico independente do contexto de atuação.
 

 Público-alvo

Psicólogos (as) e estudantes a partir do 3º ano
 

Conteúdo programático

1º Módulo: Apresentação inicial do instrumento

• Objetivo do RAVLT;
• Padronização e Normatização;
• Cuidados para uso do RAVLT.
 

2º Módulo: Fundamentação Teórica

• Conceito teórico de Memória;
• Memória e seus Subsistemas;
• Apresentação Caso Henry Molaison;
• Amnésia Anterógrada e Retrógrada.
 

3º Módulo: Aplicação e Dramatização

• Processo de aplicação do RAVLT com dramatização da aplicação.
 

4º Módulo: Correção Quantitativa e Qualitativa

A) Correção Quantitativa

• Pontuação Bruta;
• Uso das Tabelas Normativas;
• Percentil e Classificação;
• Apresentação dos Resultados.

B) Correção Qualitativa

• Curva de Aprendizagem;
• Interferência Proativa e Retroativa;
• Efeitos de Recência e Primazia;
• Presença de Intrusões – Confabulações.
 

5º Módulo: Discussões Clínicas

• Gráfico de Resultados;
• Caso Clínico – Idoso com Doença de Alzheimer.
 

Diferenciais

• Dramatização da Aplicação do Teste;
• Os participantes ganham o manual do Teste.

 

Docente

Felipe Gonçalves de Melo – CRP 06/140658

Graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG (Instituto de Pós-graduação). Docente no ensino superior vinculado as áreas correlatas à Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico.
* Certificado ao final do curso com carga horária de 6 horas, mediante a presença nos dias e horários agendados.
** Em caso de desistência será devolvido apenas 70% do valor pago.
*** A turma será realizada apenas com o atingimento do quórum mínimo, sujeita a cancelamento prévio. Não nos responsabilizamos por passagens aéreas ou reservas de hotéis realizados antes da confirmação por e-mail do curso.

Felipe Gonçalves de Melo

Opniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!