icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_c55b10a4-3ed7-4b59-be98-406897979a6c
image_760404d2-6494-4e19-9deb-376dd43bc91a
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Resiliência e Educação: Perspectivas Teóricas e Práticas

SKU 004910

0 avaliações de clientes

R$ 190,00 no Pix

ou em até 2x de R$ 100,00

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • ISBN: 978-65-8616-349-0
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano: 2021
  • Tamanho: 16 x 23 cm
  • Páginas: 344

Esta obra apresenta uma compilação de estudos teóricos e empíricos que analisam os processos de resiliência de crianças, adolescentes e jovens com base nas relações com o contexto de educação formal. Partindo de diferentes enfoques analíticos e metodológicos, os textos trazem contribuições (teóricas e práticas) para o trabalho dos pesquisadores e profissionais que atuam diretamente no âmbito escolar, em especial psicólogos, professores, gestores educacionais, assistentes sociais, entre outros.

Alex Sandro Gomes Pessoa

Silvia Helena Koller

PREFÁCIO (pág. 11)

PARTE I – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E INOVAÇÃO NAS PESQUISAS SOBRE RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO (pág. 15)

1. POR UMA RETÓRICA LATINO-AMERICANA SOBRE RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO (pág. 17)

Alex Sandro Gomes Pessoa

Silvia Helena Koller

 

2. RESILIÊNCIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA: UM BALANÇO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (pág. 29)

Vanessa Hanayo Sakotani

Renata Maria Coimbra

 

3. ESCOLA E RESILIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO (pág. 49)

Elisa Avellar Merçon-Vargas

Edinete Maria Rosa

Roberta Zanini da Rocha

Ana Cristina Garcia Dias

 

4. APROXIMAÇÕES DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE PAULO FREIRE COM OS ESTUDOS SOBRE  RESILIÊNCIA (pág. 65)

Neli Henriques Cacozza

Elaine Gomes Ferro

Jorge Luís Mazzeo Mariano

Alex Sandro Gomes Pessoa

 

5. MAUS-TRATOS INFANTIS: O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA (pág. 79)

Roberta Noronha Azevedo

Marina Rezende Bazon

 

6. DEVOLUTIVAS DE PESQUISA COMO ESTRATÉGIAS DE RESSIGNIFICAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E DE PROMOÇÃO DE RESILIÊNCIA (pág. 101)

Marina Carvalho da Silva Gracino

Alex Sandro Gomes Pessoa

Jaqueline Knupp Medeiros

.

PARTE II – RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E PROCESSOS DE RESILIÊNCIA (pág. 119)

7. TUTORES DE RESILIÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA (pág. 121)

Isabela Samogim Santos

Alex Sandro Gomes Pessoa

 

8. BULLYING E RESILIÊNCIA: GRUPO DE PARES COMO FATOR DE PROTEÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR (pág. 135)

Grazielli Fernandes

Débora Dalbosco Dell’Aglio

Maria Angela Mattar Yunes

 

9. TRAJETÓRIAS DE RESILIÊNCIA DE SUJEITOS HOMOSSEXUAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO FORMAL (pág. 153)

Rafael Contini Quirino

Alex Sandro Gomes Pessoa

Vagner Matias do Prado

 

10. “BOA JOGADA!”: A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO POSITIVO DE JOVENS POR MEIO DO ESPORTE (pág. 171)

Mikael Almeida Corrêa

Maurício Pinto Marques

Ana Cristina Garcia Dias

Simone dos Santos Paludo

 

PARTE III – MODELOS INTERVENTIVOS BEM-SUCEDIDOS PARA PROMOÇÃO DE RESILIÊNCIA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO FORMAL (pág. 189)

11. A PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL COMO PROMOTORA DE RESILIÊNCIA: ALGUMAS INTERVENÇÕES POSSÍVEIS (pág. 191)

Naiana Dapieve Patias

Jaqueline Portella Giordani

Jana Gonçalves Zappe

 

12. A ESCUTA E O DIÁLOGO COM PROFESSORES NA PROMOÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO E DE RESILIÊNCIA (pág. 215)

Célia Regina Rangel Nascimento

Ivana Carneiro Botelho

Elisara Licia Sant’Anna

 

13. INTERVENÇÃO POSITIVA PARA PROMOÇÃO DE RESILIÊNCIA EM AMBIENTE EDUCACIONAL: SEJA O SUPER-HERÓI DE SUA PRÓPRIA VIDA (pág. 233)

Gelson Vanderlei Weschenfelder

Maria Angela Mattar Yunes

 

14. RELAÇÕES DE ENSINO E TRANSFORMAÇÕES SUBJETIVAS EM EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS: RESILIÊNCIA(S)  (pág. 253)

Sandra Santos Cabral Baron

Desirée Ramos do Carmo

 

15. RESILIÊNCIA INTEGRAL: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO HUMANA DE FUTUROS DOCENTES (pág. 275)

Tatiana Lima Brasil

Aurino Lima Ferreira

 

16. EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE E RESILIÊNCIA: ANÁLISE DE FATORES PROTETIVOS E DE RISCO DE UM
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL (pág. 295)

Sebastião Benício da Costa Neto

Maria da Graça Pereira

 

17. RESILIÊNCIA NAS ESCOLAS: CURRÍCULO EUROPEU PARA A PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA (RESCUR) EM PORTUGAL (pág. 315)

Celeste Simões

Paula Lebre

Anabela Santos

Cátia Branquinho

Tânia Gaspar

Ana Fonseca

Margarida Gaspar de Matos

 

SOBRE OS AUTORES (pág. 337)

Opniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!