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Seleção Por Competências: O Processo de Identificação de Competências Individuais Para Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de pessoal 2ª Edição

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  • Tema: Recursos Humanos
  • ISBN: 978-85-7585-692-5
  • Tamanho: 14x21 cm
  • Paginas: 116
  • Edição: 2ª Edição
  • Ano de Publicação: 2013

As empresas investem na identificação e no desenvolvimento das pessoas como alavancas de seu sucesso. Hoje é questão de sobrevivência o perfeito entrosamento dos profissionais com as necessidades da organização; no entanto, para a perfeita identificação das necessidades de desenvolvimento, é preciso identificar quais os potenciais latentes, em que grau necessitam de desenvolvimento e planejamento, tendo em vista necessidades presentes e futuras.
 

Reitero a importância desse trabalho para os profissionais de RH envolvidos com as áreas de desenvolvimento de pessoas, bem como para os diretores e gestores envolvidos no desenvolvimento e na identificação de profissionais ajustados às suas necessidades, de seus departamentos e da organização, alinhando suas necessidades às características desses profissionais e investindo no capital humano que, como demonstrado, será a alavanca do sucesso de qualquer organização.

Felipe Pierry

Carta a alguém competente (pág. 09)

 

Prólogo (pág. 13)

 

Prefácio à segunda edição (pág. 17)

 

I – Mas, afinal, o que são competências? (pág. 19)

 

II – Espaço de responsabilidade e grau de complexidade (pág. 25)

 

III – Tipos de competências (pág. 31)

3.1 Competências técnicas (pág. 35)
3.2 Competências emocionais ou afetivas (pág. 36)
3.3 Competências racionais ou intelectuais (pág. 41)

 

IV – Escala de competências (pág. 44)

4.1 Competências fundamentais (pág. 45)
4.2 Competências acessórias (pág. 46)
4.3 Gestão por competências (pág. 48)

 

V – Identificando competências (pág. 53)

5.1 Instrumentos de análise de função (pág. 54)
5.2 Proposta de instrumento próprio de avaliação (pág. 56)
5.3 Objetivo do perfil psicolaboral (pág. 57)
5.4 Identificando as funções (pág. 58)
5.5 Operacionalização (pág. 59)

 

VI – Identificando traços psicolaborais (pág. 61)

 

VII – Técnicas de avaliação psicolaboral (pág. 65)

7.1 Tipos de técnicas (pág. 66)

 

VIII – Quantificando traços da personalidade (pág. 70)

8.1 A entrevista de avaliação (pág. 71)
8.2 Mensurando traços da personalidade (pág. 79)
8.3 Dinâmica de grupo (pág. 83)

 

IX – Formatando a tabela de pontos (pág. 93)

9.1 Respostas desejadas X Respostas rejeitadas (pág. 94)
9.2 Quantificação dos traços (pág. 97)
9.3 Exemplos de atividades usando a teoria aqui demonstrada (pág. 100)

 

X – Conclusão (pág. 112)

Referências (pág. 114)

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