icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_c048be86-2ee8-42e9-bee6-d1a78b74af3b
image_db9d6600-3d1f-488f-abe8-23067f6d3cea
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Técnicas de Intervenção Psicopedagógica

SKU 001382

0 avaliações de clientes

R$ 69,35 no Pix

ou R$ 73,00 no boleto

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • Tema: Psicodiagnostico
  • ISBN: 978-85-7585-241-5
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano: 2008
  • Tamanho: 14 x 21 cm
  • Páginas: 152

A partir da longa experiência da autora, a obra reúne fundamentos teóricos e exemplos de casos atendidos em psicopedagogia. São apresentadas técnicas de intervenção para diferentes dificuldades de aprendizagem, acompanhadas de exemplos de aplicação de jogos psicopedagógicos. Com abordagem prática, o livro mostra os limites e as possibilidades da atuação psicopedagógica, oferecendo subsídios claros e operacionais para profissionais da área.

Leila Sara Jose Chamat

Prefácio (pág. 09)

 

Apresentação (pág. 11)

 

Introdução (pág. 13)

1. Fundamentos psicopedagógicos (pág. 23)
1.1 A criança com dificuldades de aprendizagem (pág. 23)
1.2 O papel do psicopedagogo (pág. 26)
1.3 O vínculo e a aprendizagem (pág. 30)

 

2. O desenvolvimento infantil segundo Piaget e neo-piagetianos (pág. 33)

2.1 Desenvolvimento infantil (pág. 33)
2.2 Estádios (pág. 35)
2.3 Comentários (pág. 37)

 

3. Delineamento da intervenção (pág. 41)

3.1 Esquemas (pág. 41)
3.2 Da problemática (pág. 44)
3.3 Das sessões de intervenção (pág. 45)
3.4 Planejamento das atividades (pág. 46)
3.5 Desenvolvimento das sessões (pág. 47)
3.6 Pontuação, assinalamento e interpretação operacional (pág. 48)
3.7 Avaliação (pág. 49)

 

4. Aspectos relevantes da intervenção (pág. 51)

4.1 Introdutório (pág. 51)
4.2 Fases da intervenção (pág. 52)
4.3 As hipóteses (pág. 53)
4.4 Esquemas de intervenção (pág. 55)
4.5 A interpretação no “real” (pág. 58)

 

5. Alterações mais comuns no comportamento do aprendiz (pág. 59)

5.1 Hiperatividade (pág. 59)
5.2 Dislexia (pág. 60)
5.3 Distúrbios de escrita (pág. 67)
5.4 Déficit de alfabetização (pág. 70)
5.5 Distúrbio no raciocínio (pág. 73)
5.6 Deficiência física (pág. 74)
5.7 Inclusão de alunos com déficits (pág. 75)
5.8 A criança agressiva (pág. 77)
5.9 Desordem de Atenção (pág. 79)
5.10 A criança sem limites (pág. 81)
5.11 Rebaixamento intelectivo (pág. 82)
5.12 Alterações de comportamento e a importância da disciplina (pág. 84)
5.13 Outras patologias (pág. 87)

 

6. Casos ilustrativos (pág. 89)

6.1 Exemplo de sessão com jogos (pág. 89)
6.2 Déficits na alfabetização (pág. 111)
6.3 Déficits de raciocínio (pág. 113)

 

7. Jogos e atividades específicas (pág. 115)

7.1 Implicações psicopedagógicas dos jogos (pág. 115)
7.2 Situações atípicas (pág. 117)

 

8. Avaliação (pág. 125)

8.1 O que avaliar? (pág. 125)

 

Considerações finais (pág. 127)

Referências bibliográficas (pág. 129)

 

Anexos (pág. 133)

Anexo 1 Técnica de dramatização e espelhamento (pág. 133)
Anexo 2 Influências benéficas da música (pág. 136)
Anexo 3 Relaxamento gradativo (pág. 137)
Anexo 4 Aplicação de trilha (pág. 138)
Anexo 5 Sugestões para formar palavras (pág. 140)
Anexo 6 Jogo da velha 3D (pág. 143)
Anexo 7 Jogo no processo de ensino e aprendizagem (pág. 148)

 

Formação da autora (pág. 151)

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!