TEM-R-2 - Aplicação Informatizada
R$ 8,93 no Pix
ou R$ 9,40 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
O Teste R-2 - Avaliação não verbal de inteligência
O Teste R-2 é um instrumento psicológico não verbal de inteligência, desenvolvido para avaliar o fator geral de inteligência (fator G) em crianças de 5 a 11 anos. Composto por 30 cartões com figuras coloridas, o teste exige a identificação da alternativa que completa corretamente a figura apresentada.
É um instrumento objetivo, lúdico e com estímulos visuais adequados ao contexto infantil, permitindo uma aplicação rápida e eficaz.
Para que serve o teste R-2?
O Teste R-2 mede a capacidade de percepção e raciocínio lógico não verbal, essencial para:
• Diagnóstico de dificuldades cognitivas
• Investigação de desempenho escolar
• Avaliação em contextos clínicos, educacionais e hospitalares
• Apoio a decisões de encaminhamento, intervenção ou reabilitação
Avalia o fator G com base em habilidades como:
• Raciocínio matemático e gramatical
• Compreensão de relações visuais complexas
• Pensamento lógico-abstrato
Em quais contextos pode ser aplicado?
O Teste R-2 pode ser utilizado em:
• Consultórios e clínicas de psicologia
• Ambulatórios e hospitais
• Escolas públicas e particulares
• Programas de triagem e reabilitação infantil
É de uso exclusivo do psicólogo.
Como funciona a aplicação?
• Formato: individual
• Faixa etária: de 5 a 11 anos
• Tempo médio: de 8 a 10 minutos
• Tempo total: ilimitado (respeita o ritmo da criança)
A criança deve escolher, entre várias opções, qual figura completa corretamente o padrão apresentado no cartão.
Como é feita a avaliação?
• Avaliação quantitativa: soma de acertos
• Escores: convertidos em percentis, com tabelas normativas específicas por idade e tipo de escola
• Avaliação qualitativa: análise do grau de dificuldade e distribuição dos erros
Quais são os diferenciais?
• Totalmente não verbal
• Estímulos visuais adequados ao desenvolvimento infantil
• Aplicação prática e rápida
• Normas atualizadas
• Instrumento eficaz para avaliação cognitiva precoce